sexta-feira, 8 de junho de 2012

Urban Gardening !!!!

Nasceu na Alemanha o movimento chamado "urban gardening" ou seja, jardinagem urbana esse movimento tem a intenção de trazer cada vez mais o verde para as cidades. 
Representa o estilo de pensar, viver e da busca pela natureza dos alemães.

O conceito é inserido em ambientes onde não se tem asfalto, como ao redor de árvores à beira da estrada, os moradores tem plantado flores e grama sem pedir permissão ao governo e várias outras iniciativas  parecidas.

Para Bert Beitmann, especialista em jardinagem na Alemanha, a "urban gardening" é um estilo de vida e está ligada a dois fatores. "Os jovens buscam mais natureza e a utilizam como meio de comunicação." Segundo Beitmann, isso seria uma resposta a uma necessidade inconsciente. "Em nossa civilização, estamos submetidos a uma série de estímulos e, por isso, ficamos doentes com frequência. Os mais jovens são muito mais sensíveis a isso."

Sempre existiram jardins e até mesmo agricultura nas cidades, diz Stefanie Bock, do Instituto Alemão de Urbanismo, em Berlim. 


Mas, com o crescimento das cidades, grande parte dessas áreas desapareceu. Restaram as hortas urbanas, os chamados "Schrebergärten", pequenos lotes de terreno que remetem a um movimento político-social de 150 anos atrás. 


Naquele tempo, os habitantes das cidades deveriam garantir seu consumo de frutas e verduras em um jardim próprio.


Bock ressalta que existe um ineditismo no fenômeno. "Os jardineiros urbanos estabelecem uma relação entre seus jardins e o desenvolvimento das cidades. Eles querem reaproximar a cidade da natureza e sentir-se parte dessa cidade", afirma.



Fonte - Google / Urban Gardening