Assuntos dessa pagina:
1 - Jardim dos sonhos
2 - Tipos e solos
3 - Luminosidade
4 - Gramados
5 - Fases da lua
6 - Energia no jardim
7- Pragas
8 - Ferramentas
09 - Cuidados com o jardim
10 - Cursos em São Paulo
1 - Jardim dos sonhos
Você não precisa ter um espaço grande para se ter um jardim dos sonhos !!!!
As vezes temos um pequeno espaço tão aconchegante que nos proporciona paz.
Você só precisa pensar quais as plantas que mais te agradam. Como exemplo: Se você é o tipo que gosta de arvores frutíferas com certeza irá cuidar delas, pois são importantes para você.
Você precisa de um certo tempo ou de alguém que possa cuidar das suas plantas, caso você seja uma pessoa muito ocupada.
O jardim deve ser pensado como algo que esta sempre em crescimento.
Passo a passo para te auxiliar:
01 - Estabelecer a necessidade sobre as pessoas que irão usar o espaço, se serão crianças, animais domésticos ou idosos. Pois para cada personagem existe um tipo de elaboração do espaço.
Se tiver animais domésticos é preciso se preocupar com plantas tóxicas e com o tipo de manutenção que poderá ter.
Se forem crianças seria interessante ter ervas, hortaliças, frutíferas e flores para que elas pudessem se interagir com as plantas desde cedo para no futuro serem pessoas mais pacientes e tranquilas. Pois as plantas precisam de um certo tempo para se desenvolverem e chegarem ao estágio esperado. Tambem seria interessante colocar alguma mesinha com cadeiras para que pudessem aproveitar o máximo de tempo o espaço.
Se forem idosos tambem seria interessante ter as mesmas espécies que as crianças. Mas seria necessário colocar um banco para poderem contemplar o espaço.
02 - Fazer um orçamento para saber qual será o valor desprendido para tal finalidade.
03 - Fazer um projetinho para escolher as espécies e tamanhos de vasos que serão necessários. Pois muitas pessoas acabam se empolgando e adquirindo mais vasos e plantas do que cabem no espaço. Por isso recomendo medir o espaço e verificar o que pretende colocar lá. Se vai precisar de mesa, banco e outros itens para mais tarde não se arrepender e acabar abandonando o espaço.
Precisamos lembrar que antes de pensarmos na beleza da planta elas são seres vivos, com características biológicas as quais irão determinar a região que poderão ser plantadas.
Até porque se uma planta estiver no ambiente adequado ajudará a ter menos manutenção com regas e até mesmo com defensivos agrícolas. Ajudando o nosso planeta !!!!
Bons motivos para querer uma planta
01 - Nas entradas de casas para dar boas vindas para as pessoas
02 - Valorizar o imóvel
03 - Áreas de lazer para ficarem mais aconchegantes e bonitas
04 - Esconder algum lugar ou estrutura que você ache feio
05 - Dar privacidade entre o seu imóvel e a do vizinho
05 - Diminuir os ventos fortes
06 - Atrair pássaros e outros bichinhos para a sua propriedade
07 - Cultivar ervas, temperos e hortaliças para serem usadas na alimentação
Importante verificar:
01 - Se a planta é de sol ou de sombra
02 - Sua origem de que país ou região ela veio para saber se são de calor ou de frio
03 - Vento ou ausência deste
04 - Umidade elevada através das chuvas ou até mesmo do solo
05 - Solos arenosos ou argilosos
Após essa sequência de observações pode-se iniciar o projeto do jardim !!!!
Sem muitos gastos no futuro
Prestar atenção nas espécies que sejam mais práticas para que não tenham muita manutenção. Escolher espécies como moréias, iris, palmeiras entre outras espécies que as folhagens não precisem de poda.
Com alguns gastos
Se você é uma pessoa que gosta de tudo simétrico, organizado e com aspecto de cuidado. Pode colocar espécies que aceitem poda. Temos como exemplo as murtas, podocarpos, buxos cerca vivas, buxos bola e até gardênias.
Gastos no início do plantio
Quanto maior o tamanho da espécie mais cara será. Pois as plantas são calculadas a partir do seu tamanho. Por isso se você não puder gastar muito recomendo que compre espécies menores e aguarde com paciência o crescimento e desenvolvimento da planta. Pois nada melhor que observar a planta se desenvolvendo a cada dia.
Mas caso contrário você prefira espécies já desenvolvidas gastará mais mas pelo outro lado não precisará esperar tanto para ver o seu jardim pronto.
Observação em relação a paciência ou seja ao tempo:
01 - As forrações requerem um pouco de tempo para se desenvolverem e fecharem o canteiro. Exemplos o amendoim rasteiro ou a azulzinha.
02 - As trepadeiras tambem requerem um pouco de paciência pois as vezes demoram um pouco para fechar o pergolado a treliça e até mesmo aquele muro feio.
2 - Tipos de solo
Existem diversos tipos de solos nos terrenos brasileiros. Mas de modo geral, podem ser divididos em três grupos:
1 - Solo Arenoso
Possui altíssima capacidade de drenagem, porém apresenta dificuldade na retenção de água e nutrientes. Para compensar esta deficiência, é necessário acrescentar matéria orgânica e terra argilosa.
Espécies de plantas mais usadas no solo arenoso: 01 - Todas as suculentas. 02 - Todas as palmáceas. 03 - Todas as cactáceas. 04 - Abutilon 05 - Afelandra 06 - Jasmins 07 - Petrea 08 - Strelitza 2 - Solo Argiloso
Quanto mais argiloso o solo, mais favorável para o acúmulo de matéria orgânica. Sua baixa permeabilidade dificulta a drenagem da água, e torna‑o propenso a encharcar, comprometendo as raízes nos períodos de chuvas. É um solo muito compactado Dificultando a fixação de raízes profundas. É necessário acrescentar areia e húmus.
Espécies de plantas mais usadas no solo argiloso: 01 - Todas as espécies de samambaias. 02 - Todas as avencas. 03 - Todos os filodendros. 04 - Antúrios 05 - Rosas 06 - Viburnos 07 - Wisteria
3 - Solo Misto (argilo-arenoso)
O solo misto é conseguido combinando-se a capacidade de drenagem da areia, com a facilidade de retenção de água e nutrientes da argila. A maior parte das plantas ornamentais desenvolve-se bem nessas condições, sendo o mais indicado para jardins.
Identificando o solo do seu jardim
Análises precisas de composição de solo podem ser feitas somente em laboratórios especializados, com equipamentos próprios para isso.
Mas para você analisar sem gastar muito, você pode verificar a textura, cor e consistência da terra. Para verificar o PH do solo é necessário cavar até uma profundidade de 20 cm, pois é nessa camada que as plantas se desenvolvem.Se tiver alguma árvore no jardim será necessário aprofundar um pouco mais somente na região da árvore. Existem kits que analisam o PH do solo e estão à venda em casas de jardinagem.
1 - A cor do solo
Quanto mais clara a terra, menor sua concentração de matéria orgânica. Em geral, o solo arenoso é de tonalidade amarelo escura, ao passo que o argiloso é marrom. O auge da concentração de matéria orgânica, por sua vez, é o húmus de minhoca, como prova sua coloração negra.
2 - O PH do solo
Este índice aponta se o solo é neutro (pH igual a 7,0), ácido (menor que 7,0) ou básico (maior que 7,0).
O pH ligeiramente ácido (entre 6 e 6,5) é o ideal para jardins. Isso porque ele cria excelentes condições para o armazenamento de nutrientes no solo. Se o PH for ácido será necessário colocar calcário dolomítico. Se o PH for básico ou alcalino será necessário colocar adubos sulfatados como o sulfato de amônio.
Existem plantas que preferem um PH mais ácido e outras que já preferem um PH mais alcalino.
Opções de plantas conforme o PH do solo PH 4 - Capim barba de bode, samambaias e etc. PH 5 - Antúrio, avenca, azaléia, begônia, camélia, bromélias, hortênsia e etc. PH 5.5 - Abutilon, gardênia, dracenas, jacarandá e etc. PH 6 - Alamanda, amarílis, bananeira, ficus e etc. PH 6.5 - Primavera, palmeira phoenix, gerbera, ipoméia, maria sem vergonha, monstera, tumbergia e etc. PH 7 - Acácia, agave, clerodendro, gerânio, jasmim, petúnia, bela emília, strelítzia e etc. 3 - Consistência do solo
O solo pode ser solto (muito poroso), duro (compactado) ou macio, um meio termo conveniente por permitir a penetração e a fixação das raízes. Para garantir a maciez, pode-se misturar partes iguais de argila, areia e terra humificada, e antes de plantar qualquer espécie, revolver o solo.
Como melhorar o seu solo
Você somente conseguirá melhorar o seu solo após identificar o tipo de solo que você possui. Dessa forma saberá o tem você saberá o que será necessário acrescentar.
Adubação
Existem diversos tipos de adubação que podem ser feitos no seu jardim ou mesmo no seu vaso.
É muito importante antes de adubar qualquer planta conhecer as suas necessidades para que o adubo não a prejudique.
São 13 elementos que uma planta necessita para crescer saudável, eles são divididos em macronutrientes e micronutrientes.
Macronutrientes
Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Enxofre (S) e Magnésio (Mg).
NPK vende pronto nas dosagens 10 - 10 - 10 para as folhagens e NPK 04 - 14 - 08 para as flores.
Micronutrientes
Adubos orgânicos, adubos minerais e adubos químicos.
Adubos orgânicos - esterco animal, farinha de osso. Sua ação é mais lenta porém não oferecem danos as plantas.
Adubos minerais - Salitre do chile, sulfato de amônia e etc.
Adubos químicos - encontrados em pó, cristais e etc. Sua ação é mais rápida, pois agem imediatamente.
Seguir sempre a recomendação da embalagem de adubo para não prejudicar a planta e sempre regar após a aplicação.
A influência que os principais nutrientes do solo tem sobre as plantas
Nitrogênio (N) ‑ É fundamental para a fabricação de clorofila, pigmento verde das plantas, responsável pela fotossíntese. Promove o crescimento das folhas aumentando o seu tamanho e intensificando o verde da planta. O nitrogênio é encontrado na uréia, salitre do chile e sulfato de amônio.
Potássio (K) ‑ Ajuda a planta a ter folhas, flores e frutos mais firmes. Aumenta a resistência das plantas à seca, ao frio e as doenças. O potássio é encontrado nas cinzas de madeira e no sulfato de potássio.
Fósforo (P) ‑ Fortalece os tecidos das plantas, também contribui com o vigor da planta, tamanho das folhas, intensidade do florescimento, frutificação e formação de sementes. Ajuda a planta a ter maior resistência às doenças. O fósforo é encontrado no superfosfato simples, superfosfato triplo e noYorin.
Você pode adquirir o adubo NPK 10 -10 - 10 ou NPK 04 - 14 - 08 nas lojas especializadas em jardinagem.
|
Magnésio - Importante na formação da clorofila.
Enxofre - Favorece a atividade respiratória da planta e a fotossíntese.
Zinco - É muito importante para as frutíferas para que as folhas não fiquem brancas e para ajudar a frutificar.
Ferro - Ele tem o objetivo de dar cor e sabor aos frutos.
Húmus de minhoca - Ajudam a arejar a terra possibilitando um maior escoamento da água evitando a erosão, que costumam ser frequentes em solos compactos. Ajudam a neutralizar o PH e as substâncias tóxicas existentes no solo.
Épocas de aplicação
Nitrogênio - Primavera e verão.
Fósforo - Início do outono.
Potássio - Final do outono.
Insolação
Ensolarado e seco
Existem diversas plantas que vão bem nesse ambiente porém precisam de regas mais frequentes.
01 - Cuspidaria
02 - Kalanchoe
03 - Onze horas
04 - Espada de são jorge
05 - Yucca
Sombra seca
Sombra seca é comum em solos leves, debaixo de árvores e cercas vivas.
01 - Buxo
02 - Clívia
03 - Helicônia
04 - Iris
05 - Tradescantia
06 - Vinca
Sombra úmida
Ocorre em jardins que possuem solo que retem água. Recomendável plantar folhagens.
01 - Antúrio
02 - Asplênio
03 - Begônia
04 - Camélia
05 - Gloxinia
06 - Lírio da paz
07 - Ruélia
08 - Tumbérgia
Observação em relação ao Solo
Não pense que mudas saudáveis, regas freqüentes e plantio adequado irão manter a sua planta viva.
É muito importante verificar a qualidade do solo. Pois se ele for ruim precisará ser corrigido. O solo oferece água e nutrientes a planta.
Conforme as ações do clima, relevo, plantas, rochas, animais e microorganismos, vão se estabelecendo as características físicas e minerais do substrato.
Plantas que crescem na sombra ou na semi-sombra precisam de solos humosos. Existem condicionadores de solos que tem o objetivo de deixar o terreno mais leve e permeável. Não tem um poder fertilizante, porém corrigem o estado físico do solo aumentando a retenção dos sais minerais e da água. A fibra de coco ajuda no enraizamento e crescimento das plantas.
Usualmente, são 13 os elementos que o compõem: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, zinco, boro, cobre, cloro e molibdênio. Na medida certa, eles se unem para garantir a saúde das plantas do seu jardim.
|
3 - Luminosidade
Qual a intensidade de sol e de luz que a sua varanda ou o seu canteiro recebe por dia ?
Dentro de casa plantas de sombra
Jardim pleno sol com alguns canteiros meia sombra
A luminosidade é importante para a sua varanda ou canteiro se manter vivo. Plantas que gostam de sol são chamadas de plantas de pleno sol e precisam estar em locais que batem sol, plantas que não suportam sol direto porem precisam de uma boa claridade são chamadas de plantas de meia sombra e já as plantas que não toleram sol em cima delas são chamadas de plantas de sombra.
Varandas ou canteiros que recebem mais de 4 horas de sol diárias deve-se usar plantas de pleno sol. (Lista de opções de plantas mais abaixo)
Varandas ou canteiros que recebem luz porem sem sol direto deve-se usar plantas de meia sombra. Caso a planta pegue muito sol ela acabara ficando queimada ou ate mesmo morrendo. (Lista de opções de plantas mais abaixo)
Varandas ou canteiros que não recebem luz direta do sol e recebem pouca claridade deve-se usar plantas de sombra. Caso coloque plantas de pleno sol nesse local a planta não suportara a falta de sol e acabara morrendo. (Lista de opções de plantas mais abaixo)
Assim, primeiro identifique onde o sol nasce e estenda a sua mão direita nesta direção, aí é o Leste, à sua frente está o Norte, às suas costas o Sul e à sua esquerda o Oeste (fig. Abaixo). Se preferir, pode usar uma bússola.
Na face Norte o Sol é
intenso durante 9 horas por dia; na face Sul o Sol é intenso durante 3 horas na
parte da tarde; na face Leste o Sol é intenso durante 6 horas na parte da manhã
e na face Oeste o Sol é intenso durante 6 horas na parte da tarde. Esses tempos
de exposição solar são aproximados, pois, há variações dependo da estação do
ano. Adicionalmente, é importante verificar se independentemente da face
identificada o local tem sombra durante parte do dia, o dia todo ou é
diretamente exposto ao Sol.
Opções de plantas em construção
4 - Gramados
Aeração
Após alguns anos o solo fica compactado fazer furos com um aerador que retira pequenas porções de terra.
Em seguida fazer uma cobertura com areia, substrato e húmus de minhoca, preenchendo esses buracos e dando mais permeabilidade ao terreno.
Irrigação
Os terrenos arenosos são ideais para as gramíneas e devem ser regados abundantemente já que a permeabilidade é maior do que nos solos argilosos os quais costumam encharcar.
A grama precisa ser regada com 20 litros de água por semana no verão e com 10 litros nos meses de inverno.
Corte
Antes de cortar é necessário retirar as ervas daninhas que devem ser eliminadas com a ferramenta firmino.
5 - Fases da lua e a sua influência no jardim
A ação da luminosidade da lua incentiva o desenvolvimento de hastes, fazendo desabrochar flores, amadurecendo os frutos e também aprofunda as raízes na terra.
Quarto crescente
Crescimento das partes aéreas. Momento indicado para plantar e transplantar.
Lua cheia
Geralmente os dias são secos e são bons para as colheitas. Semear e plantar bulbos.
Quarto minguante
Diminui a força da seiva e por isso favorece o crescimento das raízes e o plantio de bulbos. Fertilização com adubos orgânicos.
Lua nova
Não é uma boa fase para o plantio. Nessa fase as plantas não tem resistência às pragas, por isso recomendo fazer a pulverização com venenos. Também é um ótimo momento para adubar as plantas.
6 - Energia no jardim
Significado das cores
Opções de plantas conforme a tabela.
Cor Laranja:
1 - Clívia - herbácea - meia sombra
2 - Amarilis - herbácea - sol
3 - Ixora - arbusto - sol
4 - Strelitzia - herbácea - sol
5 - Lirio de são josé laranja - herbácea - sol
Clivia
Cor Amarelo
1 - Lirio de são josé amarelo - herbácea - sol
2 - Camarão amarelo - arbusto - sol
3 - Alamanda amarela - arbusto e trepadeira - sol
4 - Justícia amarela - arbusto - sol
5 - Pingo de ouro - arbusto e forração se podado - sol
6 - Narciso - herbácea - sol
Alamanda amarela
Cor Vermelho
1 - Antúrio - semi herbácea - meia sombra
2 - Barleria vermelha - herbácea - sol ou meia sombra
3 - Camarão vermelho - arbusto - sol
4 - Russélia - arbusto - sol
5 - Rabo de gato - herbácea - sol
Cor Verde
1 - Asplênio - herbácea - meia sombra ou sombra
2 - Pacova - herbácea - meia sombra ou sombra
3 - Formium - herbácea - sol
4 - Kaizula -arvore - sol
5 - Murta - arbusto - sol
6 - Buxo - arbusto - sol
Kaizuka
Cor Azul
1 - Agapantos - herbácea - sol
2 - Camarão azul - arbusto - sol
3 - Tumbergia - arbusto e trepadeira - sol
4 - Hortensia - arbusto - sol
5 - Bela emília - arbusto - sol
Agapantos
Cor Roxo
1 - Iris - herbácea - sol e meia sombra
2 - Ruélia roxa - herbácea - sol
3 - Manacá de cheiro - arbusto - sol
Manacá de cheiro
Cor Marrom -
1 - Croton - arbusto - sol e meia sombra
2 - Euphorbia - arbusto - sol
Croton
O Feng Shui é uma técnica chinesa que esta relacionada a energia Chi ou Qui e Yin e Yang. Manipula-se essas energias para que tenhamos harmonia ao nosso redor. O Feng Shui possui 05 elementos: Metal, água, madeira, fogo e terra.
O Feng Shui atua em 8 parte do baguá ou seja: Carreira, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, criatividade, relacionamento e amigos.
É necessário colocar essa planta com 8 partes no seu terreno para determinar aonde se encontra cada parte e assim aplicar o Feng Shui. A região da carreira precisa estar alinhada a parede onde se encontra o portão principal.
Recomendo não deixar árvores e plantas mortas pois elas criam energia negativa.
Abaixo a tabela de Feng Shui:
Abaixo coloquei algumas opções de plantas para harmonizar a sua casa de uma forma geral, pois não sou especialista em Feng Shui.
Carreira - (Trabalho e tarefas cotidianas)
Nessa área é importante colocar o elemento água, ou seja uma fonte ou um lago seria uma ótima idéia.
As espécies mais indicadas são: espécies grandes como as kaizukas e os ficus e precisam ser plantadas em pares com espécies idênticas na entrada da casa, pois, servirão como guardião da casa.
Kaizuka
Espiritualidade - (Conhecimento e sabedoria)
As cores mais indicadas são o branco como o agapantos, lírio da paz, jasmim e a erica, verde como as murtas, viburnos e as plantas com folhagens e o lilás como as lavandas e as violetas.
É muito importante que haja muita claridade nesse ambiente e para que isso ocorra, podem ser acrescentadas algumas luminárias.
As mais indicadas são: espécies cítricas como as laranjinhas e os limõezinhos.
O bambu é muito importante pois atrai a espiritualidade.
Lírio da paz
Lavanda
Laranjinha
Família e Saúde -
O seu elemento é a madeira porisso é necessário plantar espécies que tenham troncos forte.
Colocar mesas e cadeiras de madeira são uma boa opção.
Madeira
Prosperidade e Abundância -
Essa parte precisa ser bem coloridas sugiro que coloque maria sem vergonha, gerânios ou a azaléia anã.
As espécies indicadas são: camélia, glicínia, lirío amarelo, dinheiro em penca e outras espécies que tenham crescimento rápido e vertical.
Maria sem vergonha
Sucesso e Fama -
As cores que precisam ser usadas são: vermelho e o lilás.
As espécies indicadas são: violeta, lavanda, rosa vermelha, primaveras e bromélias.
Bromélia
Relacionamento e Casamento -
Representado pelo elemento fogo.
As cores indicadas são: vermelho, rosa e branco.
As espécies indicadas são: azaléias, cerejeiras, camélias, gardênias, jasmim e lírio da paz.
Criatividade e Filhos -
Representado pelo elemento metal.
As cores indicadas são: vibrantes e branco.
As espécies indicadas são: azaléia, primavera, magnólia e algumas espécies fortes como os eucaliptos.
Se nascer uma menina na família aconselha-se plantar uma cerejeira para estimular a feminilidade.
Se nascer um menino aconselha-se plantar um pinheiro que representa força.
Primavera
Amigos -
As cores indicadas são: branco e o lilás.
As espécies indicadas são: gardênias, jasmins, lírio da paz, violeta e lavandas.
Nesse ambiente não se deve usar espécies que tenham espinhos.
Jasmim
Espécies que podem ser colocadas em qualquer área do Ba-guá
01 - areca
02 - arvore da felicidade
03 - bambu
04 - brinco de princesa
05 - bromélias
06 - Kalanchoe
07 - comigo ninguem pode
08 - eucalipto
09 - hibisco
10 - jasmim
11 - kaizuka
12 - laranjinha
13 - limãozinho
14 - lírio da paz
15 - maria sem vergonha
16 - orquídea
Algumas imagens abaixo:
Kaizuka
Lírio da paz
Maria sem vergonha
Primavera
Bambu mossô
Broméilia
Jasmim
Laranjinha
Orquídea
Classificação das cores:
Cores leves
Azul - verde - amarelo esverdeado
Transmitem paz e tranquilidade
Cores pesadas
Roxo - vermelho - laranja - amarelo
Limitam a concentração visual e atuam como excitantes, por isso, tomar muito cuidado com essas cores pois nos dias de hoje com esse trânsito e stress diário o que menos queremos é nos estressar quando chegamos em nossas casas.
Cores ativas
Vermelho e suas variações
Atraem o nosso olhar e devido a isso são excitantes
Cores ligeiras
Amarelo até o laranja
São cores que irritão e desenvolvem a hiperatividade visual
Cores quentes
Vermelho até o laranja
Sensação de calor ao ambiente, porém transmitem segurança.
Cores frias
Verde até o azul
São cores relaxantes e transmitem tranquilidade e relaxamento ao ambiente.
Cores íntimas
Amarelo esverdeado até o verde
São cores que transmitem acolhimento e tranquilidade ao ambiente
Cores passivas
Verde até o azul
São cores relaxantes e transmitem tranquilidade ao ambiente
Cores escuras
Vermelho, roxo escuro, verde escuro e por aí vai
São cores muito intensas apesar de destacar o ambiente, porém causam depressão se ficarmos muito tempo.
Cores claras
Laranja claro, amarelo e lilás claro
Transmite leveza e amplitude ao ambiente.
Costuma dar a impressão que o ambiente é maior do que a realidade.
Fonte: Portal Bonde
As doenças são muitas vezes transmitidas de uma planta para outra através dos utensílios de jardinagem ou pelo ar. Todas as ferramentas precisam estar desinfetadas.
Retirar a planta que estiver muito danificada para que ela não transmita doença para as outras ou seja a praga não se alastre.
Outra causa das doenças pode ser um solo pobre em nutrientes, ou seja, plantas fracas acabam ficando mais suscetíveis a pragas.
Também não é adequado fazer regas no final do dia se estiver no inverno pois quanto mais tempo as folhagens estiverem úmidas maior a chance de serem atacadas por bactérias.
A maior parte das pragas costumam aparecer na primavera o qual é o período mais fértil para a propagação das doenças. Muitas pragas surgem nas plantas devido a insuficiência de nutrientes, consequência de uma má adubação.
As joaninhas se alimentam dos ovos das lagartas e também dos pulgões.
Existem plantas que são defensivas como a arruda, cavalinha e tagetes.
Algumas pragas mais comuns que costumam dar em nossas plantas.Como identifica-las e trata-las. Outra dica interessante é a lâmpada lançada recentemente pela empresa Sylvania, o modelo se chama Protelux é um modelo incandescente que promete afastar os insetos.
Sempre quando for aplicar veneno nas plantas colocar roupas adequadas com mangas compridas, luvas de borracha, um chapéu ou um boné para proteger a cabeça, máscaras de proteção e óculos.
Após a pulverização lavar bem as mãos e colocar as roupas para lavar separadas das outras para não contaminar as outras roupas.
01 - Pulgões
02 - Cochonilhas
03 - Lagartas
04 - Caramujos
05 - Ácaros
06 - Percevejos
07 - Tripes
08 - Formigas cortadeiras
Pulgão
Costumam atacar as folhagens alimentando da seiva da planta. A taxa de reprodução é muito rápida e em poucos dias toma conta de toda a planta.
Combate caseiro - Calda de fumo / Limpeza da planta com algodão molhado com água e sabão de coco ou água e álcool.
Combate natural - Óleo de nem
Cochonilhas
Alojam-se na parte inferior das folhas alimentando da seiva da planta.
Combate caseiro - Calda de fumo / Limpeza da planta com algodão molhado com água e sabão de coco ou água e álcool.
Combate natural - Óleo de nem
Lagartas
Costumam sair principalmente à noite, quando saem dos seus casulos e enrolam-se nos caules. Deixam um rastro brilhante por onde passam.
Combate caseiro - Cultivo de plantas repelentes no jardim / Catação manual com a ajuda de uma pinça.
Combate natural - Óleo de neem
Casca de ovo - Utilizar casca de ovo seca. Após usar os ovos deixar as cascas no sol depois quebrar e triturar e jogar nos vasos e canteiros.
Cerveja - Encher potinhos pequenos com cerveja e um pouco de sal e deixar no jardim para que as lagartas serão atraídas.
Sabão - Fazer uma mistura de sabão em barra com água. Ralar o sabão colocar na água quente e esperar diluir. Colocar em um borrifador e aplicar nas plantas uma vez por dia até que desapareça.
Infusão - Fazer uma infusão de fumo de rolo (100 gramas) com 1 litro de água. Esperar esfriar e depois adicionar 01 litro de álcool. Colocar em um borrifador e aplicar nas plantas.
Caramujos
São moluscos terrestres que medem 10mm. Comem as folhas e as raízes das plantas.
Combate caseiro - Isca de cerveja (molhe um pedaço de estopa numa mistura de 500 ml de cerveja e 100ml de água. No final da tarde, deixar a estopa encharcada dentro de um saco aberto perto das plantas atacadas. A estopa atrairá os caramujos para dentro do saco.
Depois é só fechar e jogar fora.
Combate natural - Óleo de nem
Ácaros
Se parecem com carrapatos. Atrapalham o crescimento da planta e o surgimento de novos brotos. A folha fica com aspecto de ferrugem levando a morte. Atacam quando o tempo esta seco e quente.
Combate caseiro - Borrifar água morna na planta uma vez ao dia, pois eles não gostam de umidade. Moer semente de coentro e espalhar sobre o solo.
Combate natural - Óleo de neem
Percevejos
São insetos redondos e coloridos. Sugam a seiva da planta levando a queda antecipada das suas flores e folhagens.
Combate caseiro - Calda de fumo
Combate natural - Óleo de nem
Tripes
Insetos minúsculos. Alojam-se dentro das folhas enroladas ou sob elas. Alimentam-se da seiva da planta. As folhas atacadas ficam prateadas e caem antes da hora.
Combate caseiro - Calda de fumo
Combate natural - Óleo de neem e uma mistura entre óleo de neem, pimenta-longa e alho.
Formigas cortadeiras
As cortadeiras são as formigas que mais danificam o nosso jardim. Carregam pedaçõs das folhas para o formigueiro.
Combate caseiro - Jogar farinha de mandioca ou semente de milho no solo para atrair as formigas e estas por sua vez desistem de atacar as folhagens. Plantar gergelim próximo ao formigueiro, quando levado deteriora o alimento das formigas.
01 - Calda de fumo - 20 cm de fumo de corda e 1/2 litro de água. Corte 20 cm de fumo e deixe de molho durante 01 dia em 1/2 litro de água. Para aplicar nas plantas usar 3 a 5 colheres de sopa desse preparado diluído em 01 litro de água. Não se recomenda o uso desta solução após 08 horas do preparo.
02 - Algodão com ácool ou sabão de coco e água - Usar uma solução de 50% de água e sabão de coco (50 gramas para cada 5 litros) ou 50% de água e 50% de álcool.
03 - Isca de cerveja (molhe um pedaço de estopa numa mistura de 500 ml de cerveja e 100ml de água. No final da tarde, deixar a estopa encharcada dentro de um saco aberto perto das plantas atacadas. A estopa atrairá as pragas.
8 - Ferramentas
Antes de adquirir uma ferramenta para o seu jardim será necessário fazer uma lista. É importante saber exatamente para que serve cada ferramenta, para depois não deixar de lado o material comprado.
Principais ferramentas utilizadas no seu jardim
01 - Pazinha
02 - Tesourinha de poda para as palmeiras, galhos de arvores finos e outras espécies que não tenham galhos largos pois se tiverem será necessário adquirir a tesoura de poda grande.
03 - Tesourão para poda de arbustos como murtas, gardênias, buxos e outras espécies.
04 - Podão para retirar os galhos mais grossos e não esmagar a planta.
05 - Firmino para retirar o mato do gramado.
06 - Ancinho de mão para fazer a limpeza dos canteiros retirando as folhas secas.
07 - Serrote para retirar os galhos muito grossos das árvores.
08 - Rastelo para retirar as folhas dos canteiros que não tiverem muitas plantas e para limpar o gramado após o corte.
09 - Regador para usar após a adubação das plantas.
10 - Aparador de grama. Recomendo adquirir com o fio de nylon, pois, a máquina é mais leve e fácil de ser manuseada.
11 - Bomba de veneno, caso seja necessário a aplicação de algum defensivo. Porém para fazer a aplicação a pessoa deve estar vestida adequadamente com todos os utensílios necessários como luvas de plástico, sapatos adequados, óculos e máscara para não inspirar o veneno. Após a aplicação sempre lavar bem as mãos e colocar as roupas para lavar, separadamente das outras. Dessa forma não irá contaminar as outras roupas.
12 - Extensão para o aparador de grama para que ele alcance grandes distâncias.
09 - Cuidados com o jardim
01 - Não fazer poda nas plantas fora de hora porque acaba atrapalhando a floração da planta. Sempre podar após a floração e a frutificação de cada espécie. Caso a planta floresça o ano todo deve-se podar no período da seca, ou seja no inverno quando a planta apresenta baixo metabolismo.
02 - Tomar cuidado quando quiser plantar árvores na calçada. É preciso verificar o tipo da raíz e o tamanho que a árvore ficará quando crescer. As raízes quando não verificadas acabam destruindo o calçamento e as vezes a árvore pode até cair.
03 - Os vasos precisam ser sempre impermealizados para que eles não quebrem. Os vasos costumam quebrar devido a diferença de umidade que existe de dentro para fora.
04 - Regas - As plantas podem morrer tanto com muita água quanto com pouca, porisso é necessário sempre verificar se a terra esta úmida colocando o dedo ou usando aparelhos que medem a umidade do solo.
05 - Pragas - Verificar toda a folhagem da planta para ver se existe algum bichinho andando nela ou alguma mancha diferente.
Caso exista praga, primeiramente precisa ser identificado o tipo de praga existente para poder colocar o veneno certo. Caso coloque o veneno errado pode prejudicar ainda mais a planta.
06 - Sol e sombra - Verificar o ambiente que a planta ficará para poder escolher a espécie adequada para não perder a plantinha. Se o ambiente for interno e sombreado será necessário escolher uma espécie de sombra. Caso contrário a planta não resistirá e acabará morrendo por falta de sol.
Se o ambiente for externo e tiver sol escolher plantas que gostem de ficar no sol, porque se colocarmos uma planta de sombra as suas folhagens se queimarão com os raios solares.
07 - Descubra a situação da sua varanda ou do seu jardim:
Face Norte - recebe sol durante todo o dia
Face Sul - recebe menos de 04 horas de sol por dia
Face Oeste - recebe sol pela tarde
Face Leste - recebe sol pela manhã
08 - No paisagismo a beleza é percebida através dos sentidos: visão (formas, flores e cores), audição (pássaros e fontes), paladar(frutíferas e temperos), olfato (perfume das flores e folhas), tato (textura das folhagens).
10 - As folhas das plantas precisam estar limpas para que os estômatos tenham uma absorção grande de luminosidade. É importante limpa-las com água fria e detergente biodegradável . Jamais usar vinagre ou qualquer tipo de óleo para fazer essa limpeza, pois pode entupir os estômatos. Caso a planta se estenda por muitos metros ela pode ser limpa com água fria jogada através de uma mangueira dessa forma a poluição e a poeira serão retiradas das folhagens
10 - Cursos em São Paulo
01 - Senac Santa Cecília - Al. Barros, 910 (2178 - 0200)
02 - IBRAP PAISAGISMO - Av. Rebouças, 765 (3061 - 9887)
03 - Sabor de Fazenda - 6955 - 9400 http://www.sabordefazenda.com.br/
04 - Escola Paulista de Paisagismo - 5052 - 8922 http://www.epp.etc.br/
05 - Escola Municipal de Jardinagem - 5574 - 0705
06 - São Paulo Garden Club - http://www.saopaulogardenclub.com.br/
07 - Clube Paulista de Jardinagem - http://www.clubedejardinagem.com.br/
08 - Curso Oikos - 3812 - 7876 http://www.oikoscultural.com.br/
09 - Academia Brasileira de Arte - 3881 - 1200 http://www.abra.com.br/
Acessar o site http://www.nfeiras.com/
|