Jardins

Assuntos dessa pagina:

1 - Jardins pequenos
2 - Jardins em predios
3 - Jardins em grandes areas
4 - Jardins em fachadas de casas 
5 - Jardins em Laterais de casas
6 - Jardins em entradas de casas
7 - Jardim em piscinas
8 - Jardim vertical
9 - Jardim ao redor do mundo
10 - Animais no jardim
11 - Jardim para crianças


Jardins Pequenos

As pessoas sempre tem a falsa impressão que bonito é sempre um jardim grande e nunca um pequeno. 

Desacordo totalmente disso, podemos ter um jardim muito aconchegante e agradável independentemente do seu tamanho. 

Para provar isso irei coloquei algumas imagens de projetos que realizei em pequenos espaços. Espero que gostem !!!!

Jardim 01

Nesse jardim abaixo optei por colocar diversas mudas de murtas na parede do fundo e na sua frente foram colocados dois bambus mossôs altos. 

Logo a frente na direção dos decks de madeira coloquei dois vasos de cerâmica pintados na cor preta com buxos bola, foram colocadas também algumas placas de deck de madeira feitos sobre encomenda. 

Intercalei entre elas seixo comum na cor marrom. Sob todos os móveis coloquei a grama esmeralda que foi um pedido do cliente.Nesse jardim a manutenção é realizada mensalmente para que as murtas e buxos estejam sempre podados.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.




Essa foto abaixo é a continuação do jardim acima. Foram colocadas duas ripsális plantadas na fibra de côco fixadas com prego nas placas de deck de madeira. Logo abaixo temos o vaso de cerâmica pintado na cor preta com buxo bola.



Jardim 02

Nesse jardim abaixo foram feitas diversas observações do cliente. Ele queria um jardim japonês o que me deu muita alegria devido ao aprendizado apesar da complexidade que era para mim. 

Foi o primeiro jardim japonês que fiz e tive que fazer algumas pesquisas para entender como se criava e que materiais e plantas precisaria conter nesse jardim.

Iniciei na floreira que exite na parte superior do jardim colocando o jasmim amarelo que é originário da china e possui um volume ao mesmo tempo que tem pequenas flores amarelas, a sua  floração costuma ocorrer durante as estações da primavera e do verão. 

Na parte do jardim iniciei colocando as murtas no pano de fundo para esconder o muro e logo a sua frente coloquei alguns bambus mossôs altos escolhidos a dedo para que a sua curvatura combinasse com o paisagismo. Tambem foram colocadas duas tuias e dois buxos bola. 

Na parte do piso optei por colocar grama preta comum entre as plantas e na parte que não tinham plantas coloquei pedriscos. Foram espalhadas algumas pedras no jardim. Tive a participação do cliente durante a execução.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.




Jardim 03

Nesse jardim optei por usar as ixoras na metade do muro e no restante usei as murtas para esconder a parte que ficava o relógio de água. 

As ixoras costumam florescer durante as estações da primavera e do verão. Observar se as folhas estão com manchas, caso estejam aplicar óleo de neem. 

Logo a frente das ixoras e das murtas foram colocadas algumas kaizukas, buxos bola e a cica. Para fazer o acabamento optei por usar o pingo de ouro. 

Como detalhe do jardim coloquei dois buxos bola ladeados por begônias. As begônias devem ser trocadas sempre que estiverem com um aspecto feio, mais ou menos a cada quatro mêses. 

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as murtas, buxos, kaizukas e cicas. NPK 04 - 14 - 08 para as ixoras e as begônias. Regar após a adubação.




Jardim 04

Nesse jardim a cliente me pediu para colocarmos a fonte que ela comprou e manter os bambus môssos. 

Na parte da parede optei por usar diversas mudas de gardênias,para que ela tivesse flores durante um período do ano, já que as gardênias costumam florescer durante as estações da primavera e do verão. 

Para ladear a fonte coloquei dois buxos bola e na frente de todo o canteiro coloquei o buxinho cerca viva para dar acabamento ao canteiro. Na frente do buxinho cerca viva foi colocado pedriscos na cor palha.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para os bambus, buxos bola e buxinho cerca viva. NPK 04 - 14 - 08 para as gardênias poderem florescer. Regar após a adubação.




Foto do mesmo jardim de cima porém em outro ângulo.



Jardim 05

Nesse jardim eu coloquei uma arvore de grumixama ao fundo sob ela foram colocadas mudas de agapantos e casca de arvore. 
]
Nas laterais foram colocadas de um lado algumas mudas de gardênias e do outro mudas de murtas. O jardim contou com o acabamento do buxinho cerca viva e da fibra de côco para que os pedriscos não invadissem o canteiro. 

Coloquei algumas placas de deck de madeira intercalados com pedriscos na cor palha para que a cliente conseguisse chegar até a grumixama sem sujar os pés.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação NPK 10 - 10 - 10 para as murtas e NPK 04 - 14 - 08 para as gardênias, agapantos e grumixama. Regar após a adubação.




Foto do mesmo jardim acima porém em outro ângulo. Coloquei alguns vasinhos de cerâmica com orquídeas as quais devem ser trocadas de 03 em 03 meses, caso queira ter flor.




2 - Jardins em predios


Espécies que se adaptam a áreas comuns de prédios. Usar espécies que possuam cores e perfumes, mas devemos tomar cuidado para não espantar as pessoas com perfumes intensos e cores muito vibrantes.

Precisamos tornar o ambiente agradável e gostoso de se estar. As cores e os perfumes trarão novos visitantes dentre eles algumas espécies de beija-flor e outros pássaros. Além de trazer uma enorme sensação de bem estar para as pessoas que por lá passarem.

Como exemplo de plantas agradáveis temos o camarão amarelo, caliandra, agapanto, ixora, camélia, alpinia, heliconia, madressilva, gardênia, jasmim-estrela,  jasmim-do-imperador.

É importante sempre lembrar antes de fazer um jardim, principalmente em áreas comuns, que por lá circularão adultos, crianças e animais domésticos. 

Por isso precisamos ficar atentos às plantas venenosas para evitarmos situações desagradáveis no futuro. É importante pesquisar sobre as espécies tóxicas, pois existem muitas.

Podemos citar algumas, como exemplo, as espécies comigo-ninguem-pode, coroa-de-cristo, mamona, azedinha, copo-de-leite, espirradeira e bico-de-papagaio. 

A seguir algumas fotos de áreas comuns.Espero que gostem !!!!

Nesse jardim abaixo o cliente me pediu que tivessem buxos e que o espelho d'água continuasse existindo. Iniciei o projeto colocando as camélias nas duas laterais do canteiro. Após isso montei dois quadrados contendo 12 mudas de gardênias em cada quadrado. 

Na frente do espelho d'água não podia existir muito volume pois esconderia o espelho, foi devido a isso que dispos 10 buxos bola na sua frente.  Para finalizar o canteiro foram plantados buxinho cerca viva fazendo toda a frente do canteiro.

A camélia floresce durante as estações de outuno e do inverno. Já as gardênias florescem durante as estações da primavera e do verão. O jardim fica florido durante quase todo o ano.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.


 


Nessa foto abaixo optei por colocar as camélias ao redor do muro para disfarça-lo e logo na sua frente coloquei algumas mudas de agapantos que costumam florescer durante as estações da primavera e do verão. Para fazer o acabamento do canteiro usei o buxinho cerca viva.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.




Nessa foto abaixo algumas plantas de porte maior já existiam no jardim transplantei algumas espécies para outros canteiros.

Pode-se observar em primeiro plano as azaléias anãs que foram colocadas como forração em grande parte do jardim. Pois eu não quiz misturar muitas espécies devido os canteiros serem muito próximos um do outro.

As azaléias anãs costumam florescer durante quase o ano todo mas com maior intensidade durante as estações do outono e do inverno. Nesse jardim tambem existem algumas camélias, buxos, kaizukas e palmeiras phoenix.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.




Foto tirada de outro ângulo.




Foto tirada de outro ângulo. Pode-se observar as palmeiras phoenix em primeiro plano e logo em seguida mudas de gardênias com camélias. 

Conforme comentei antes as gardênias costumam florescer durante as estações da primavera e do verão enquanto as camélias florescem durante as estações do outono e do inverno. Flores durante quase todo o ano.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.




Esse jardim abaixo fica em outro prédio. Esse canteiro fica exatamente atras da guarita. O objetivo era desfarçar a guarita o máximo possível, por isso, optei por usar a palmeira phoenix dupla com clorofitos como forração. No resto do canteiro coloquei duas cicas com a érica de forração. Mais ao fundo do canteiro todo optei por usar a murta dessa forma escondíamos a guarita e a grade de proteção.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens e 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.





Nessa foto abaixo coloquei diversas palmeiras trachycarpus para poder esconder os prédios que estão ao redor. 

Na parte de baixo do canteiro fiz um maciço de bromélias entre as palmeiras e logo ao fundo usei como forração o agapantos. Fazendo toda a frente da grade coloquei diversas mudas de azaléias. 

Dessa maneira o jardim ficará florido durante quase todo o ano. As azaléias florescem durante as estações do outono e do inverno e os agapantos florescem durante as estações da primavera e do verão.

Sol durante a maior parte do dia para que as plantas floresçam com maior intensidade.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as bromélias e NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.



Nessa foto abaixo pode-se observar a continuação do canteiro. Coloquei as mesmas espécies de palmeiras que havia colocado no canteiro acima. 

Na parte de baixo coloquei algumas mudas de cicas e usei como forração a mini ixora que floresce durante quase todo o ano.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.





Nessa foto abaixo foram colocadas diversas mudas de palmeiras rhapis juntamente com a forração de barba de serpente. Bem ao centro do canteiro já existia essa primavera.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 para a primavera. Regar após a adubação.




Nessa foto abaixo coloquei palmeiras phoenix com cicas e usei a érica como forração.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 para a forração de érica. Regar após a adubação.








3 - Jardins em grandes areas




Exemplo o Esporte Clube Pinheiros situado em São Paulo em plena Av. Faria Lima. O projeto de paisagismo não é de minha autoria. Desconheço o paisagista.

O clube existe há 111 anos e possui uma área de 170.000m2 dos quais 80.000m2 são constituídos de jardins e alamedas e 52.000m2 por quadras esportivas.

O seu jardim esta em constante manutenção para que os associados desfrutem dessa beleza nas horas vagas que possuem, pois morar em São Paulo não é tarefa fácil. Trânsito e correria durante a maior parte do tempo.

O jardim possui espécies vegetais que costumam atrair espécies de pássaros como o Sabiá e o Quero-Quero.


Quero - Quero




Logo quando entramos no clube por uma das entradas do estacionamento já avistamos uma frondosa Jaqueira.

Logo em seguida avistamos uma belissima alameda repleta de Palmeiras de grande porte, ao seu entorno, de um lado canteiros com roseiras com diversas alturas e do outro lado diversos jasmim-estrela entrelaçados nas treliças ao redor da piscina.Tambem podemos observar um canteiro com agapantos e palmeiras.

                  
                   
                                                     Jaqueira


  
                                                           Agapantos



Alameda das Palmeiras



Alameda das roseiras


O lindo lago possui três espécies de peixes com uma população de Kinguio espécie originária da china e do Japão.Carpas Nishihigoi originárias da China e da Pérsia e Tilápia Rosa originária da África os quais encantam todos os visitantes que por lá circulam. 

Não tem como não se apaixonar, pois, no meio deste cenário todo ainda podemos encontrar espécies vegetais como a Grumixama, Palmeiras de diversas espécies, arvores de grande porte e espécies de  pequeno e médio porte como as Iris o Agapantos e a Bela-emília. 


    Lago com diversas espécies


      Grumixama        

                                                                         
Iris


Quando temos um tempinho para caminhar pelos corredores do clube nos deparamos com algumas espécies como:
Camarão amarelo – Arbusto com inflorescência ereta muito vistosa formadas na primavera e no verão. Suas flores atraem os beija-flores.


       Camarão amarelo


Ixoras – Arbusto com florescimento vistoso formadas durante a primavera e o verão, são muito duráveis atraindo Beija-flores e borboletas.
Bela emília – Arbusto com florescimento intenso e decorativo durante quase o ano todo com destaque para o verão.
Agapanto – Herbácea rizomatosa ereta com o seu florescimento na primavera e no verão. É também muito usada como flor de corte devido a sua durabilidade.


  Ixoras




Clívia - Herbácea rizomatosa com flores eretas de cor alaranjada com o seu florescimento no final da primavera sempre colocadas a meia sombra com sol pela manhã para que a sua folhagem não se queime.
Helicônia – Arbusto com inflorescência pendente formadas no decorrer do ano.

Antúrio – Semi herbácea com o seu florescimento na primavera e no verão. Apesar de ser uma planta que existia no jardim da casa das nossas avós, possui uma beleza de um grande valor.



       Clívia / Antúrio / Helicônia


Hibisco – Arbusto com flores solitárias de inúmeras cores, formadas durante quase todo o ano.
Jamim amarelo – Arbusto com flores muito delicadas formadas no período da primavera e do outono.

Jasmim amarelo


Estrelitzia – Herbácea rizomatosa florescimento durante quase o ano todo de cores alaranjadas. É muito usada como flor de corte.
Manacá de cheiro – Arbusto suas flores abrem com uma cor azul – violeta e depois se tornam brancas. Possui um perfume agradabilíssimo. Floresce na primavera e no verão.


Manacá de cheiro


Roseira – Arbusto perene, espinhentos e ramificados.Florescimento no final do inverno até o outono. Muito usada como flor de corte. A melhor época para fazer a sua poda é no início do inverno.
Jasmim-estrela – Trepadeira muito ramificada, flores numerosas muito perfumadas durante o final da primavera e o início do verão.
Gardênia – Arbusto semi-lenhoso com flores brancas muito perfumadas formadas durante a primavera e o verão.


 Camélia – Arbusto com flores solitárias com inúmeras variedades de cor com florescimento durante o outono e o inverno.






Camélia




 Não podemos nos esquecer da reciclagem. De segunda a domingo, recolhem uma média diária de 460 sacos de lixo. A coleta seletiva é realizada no clube.

4 - Jardins em fachadas de casas 

Fachadas com muros

Plantas que devemos colocar na fachada da casa. As pessoas costumam ter muitas dúvidas em relação a esse assunto. As dúvidas se iniciam com quais espécies devem ser escolhidas se combinarão e se vão continuar vivas. 

Essa resposta dependerá de diversos fatores como a insolação, quantidade de água, nutrientes e manutenção que ela deverá receber, pois um belo jardim precisa de diversos cuidados.

Abaixo estarão algumas espécies que voces podem usar como alternativas possíveis.Caso tenham alguma dúvida enviar um e-mail para lucianagiulianipaisagismo@gmail.com. Espero que gostem !!!!


Quando projetei esse jardim abaixo a minha primeira preocupação e a dos moradores foi não mostrar muito o muro porem o objetivo não era cobrir totalmente e sim dar leveza.

Devido a isso optei por usar poucas espécies para não poluir o visual e trabalhar com diversas alturas para não ficar monótono, por isso, temos espécies como a Kaizuka as quais intercalei com mudas de iris que possuem flores no tom lilás, suas flores surgem no decorrer da primavera e do verão porem elas só duram um dia, mas vale a pena devido a sua beleza. 

Para fazer o acabamento na frente usei o pingo de ouro que é um arbusto com um amarelo intenso o qual permite que se faça poda. Dessa maneira o jardim fica na maior parte do tempo com um aspecto de arrumado e bem cuidado e a manutenção pode ser feita uma vêz por mês.

Sol durante uma boa parte do dia, porem não é necessário o dia inteiro.

Adubar com NPK 04-14-08 e farinha de osso. Regar após a adubação.







Nesse jardim abaixo o paisagista o qual eu desconheço usou diversos ipês amarelos os quais florescem no inverno e na parte de baixo diversas mudas de iris que florescem na primavera e no verão. Esse muro ficou muito simpático porquê ao mesmo tempo que temos os ipês na sua frente quando floridos fazem um contraste muito legal.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubar com NPK 04-14-08 e farinha de osso. Regar após a adubação.



Nesse jardim abaixo eu me preocupei em escolher espécies mais resistentes por ser uma região de São Paulo que as pessoas costumam passear muito com os animais domésticos. Por isso precisei me preocupar com as espécies a serem usadas.

A cliente queria uma jardim que estivesse sempre com um aspecto de arrumado e bem cuidado. Foi a partir daí que comecei a pensar e estudar espécies mais resistentes e claro com flores pois a cliente costuma ir muito para o interior de Minas. Optei por usar as ixoras que são arbustos que florescem quase o ano inteiro com mais intensidade na primavera e no verão. Usei na parte de baixo grama preta mini e pedriscos para dar um charme no canteiro apesar dele ser estreito.

Nas ixoras costumam aparecer manchas e pragas na sua folhagem e para trata-la é necessário usar óleo de neem que encontramos em lojas de jardinagem. 

Sol durante a maior parte do dia para que as ixoras floresçam.

Adubar com NPK 04 - 14 - 08 e farinha de osso. Regar após a adubação.

                                                                                                                                               

                                                                                                 
Nesse projeto podemos observar que a preocupação do paisagista foi preencher  totalmente o muro. Ficou bem interessante pois foram usadas duas espécies de pleomeles. A verde e a variegata.

Sol durante somente uma parte do dia, porem pode ser indiretamente.

Adubar com NPK 10-10-10. Regar após a adubação.

      



Nesse projeto abaixo podemos observar que o paisagista teve uma preocupação muito grande com a harmonia e realmente ficou excelente. Na parte de cima podemos observar que foi plantado jasmim estrela que costuma florescer na primavera e no verão e possui um leve perfume. 

Logo abaixo dele foram colocadas murtas e logo abaixo dela viburnos. O viburno floresce no inverno. Tanto as murtas quanto os viburnos se não forem podados eles acabam dando flores.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação NPK 10 -10 - 10 e NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.           




Nesse projeto abaixo o cliente queria uma jardim que combinasse com o estilo da casa. Coloquei duas alturas de murtas e nas laterais coloquei kaizukas. 

Na parte de baixo coloquei buxinho cerca viva para dar acabamento ao canteiro. As   murtas e o buxinho cerca viva para terem esse visual devem ser podados pelo menos de 02 em 02 meses. Para fazer a poda usamos um tesourão de poda encontrado nas lojas de jardinagem.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubar com NPK 10-10-10. Regar após a adubação.  

Se aparecer alguma praga pode-se aplicar Decis 25 com óleo vegetal ou aplicar dimy que já vem pronto encontrado nas lojas de jardinagem. 
                               .                




Nesse projeto abaixo podemos observar que o paisagista quiz dar uma ar de jardim bem cuidado como podemos observar nessa foto. 

Foi usado na parte mais alta murta e na parte mais baixa viburno, ambos florescem se não forem podados. As plantas da foto estão podadas. A poda precisa ser mensalmente ou no máximo de 02 em 02 meses para poder ficar com essa aparência.

Sol na maior parte do dia.

Adubar com NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04-14-08 para as flores. Regar após a adubação.        





 Nesse projeto abaixo o paisagista usou a trepadeira falsa vinha na parte de tras, a qual ficou muito boa pois o muro dessa casa é muito alto e dessa forma ele conseguiu deixar a fachada super leve e muito bonita de se ver. Foi usado kaizukas intercaladas com murtas.

Sol pelo menos meio período do dia.

Adubar com NPK 10-10-10. Regar após a adubação.



                          
                                                                                  
Nesse projeto abaixo o paisagista colocou diversas mudas de moréias que costumam dar flores amarelas quase o ano inteiro. Achei muito linda essa combinação do muro com pedras contrastando com as moréias.

Sol durante uma parte do dia para que as moréias floresçam.

Adubação com NPK 04-14-08. Regar após a adubação.
   

        
                                                                                                        
Esse paisagismo abaixo parece da região da Provence, porem ele se encontra em plena cidade de São Paulo. 

Eu desconheço o paisagista que fez o projeto, porem ficou ótimo pois combinou muito com a arquitetura da casa. Podemos observar diversos tamanhos de buxos bola os quais devem ser podados com uma certa frequência, lavandas que devem ser muito bem cuidadas e após um tempo precisa ser trocada.

As lavandas florescem quase o ano inteiro e possuem um perfume muito agradável.

Sol pelo menos meio período do dia para que os buxos fiquem sem buracos, pois quando eles ficam na sombra eles costumam ficar esburacados.

Adubar com NPK 04-14-08 as flores e NPK 10-10-10 as folhagens.                                


                

Fachadas de casas sem muros



Algumas opções de fachadas de casas que não possuem muros na frente, são as casas que ficam dentro de condomínios fechados. As casas que irei colocar são de minha autoria e se encontram em alguns condomínios na região de São Paulo e de Alphavile. Espero que gostem !!!! E qualquer dúvida que venham a ter me contatem no e-mail lucianagiulianipaisagismo@gmail.com.




Esse jardim abaixo foi o meu 1° projeto de paisagismo realizado em uma casa de condomínio.

A cliente tinha preferência por um jardim mais tropical, por isso escolhi espécies como a palmeira trachycarpus a palmeira neodypsis as cicas e as gardênias. Optei por colocar as gardênias entre o piso da garagem e o jardim, pois a cliente tinha uma restrição em relação a esse canteiro. 

Ela não queria que os filhos ficassem transitando do piso da garagem para o jardim e vice-versa. Era necessário escolher uma espécie que fizesse duas funções a de restringir a passagem e ser leve ao mesmo tempo pois o arbusto teria uma grande importância no projeto pois estaria em um lugar de destaque bem no centro da fachada da casa.

No canteiro com as palmeiras e cicas optei por usar como forração a mini ixora que costuma ficar florida durante a maior parte do ano. Dessa maneira teríamos flores durante o ano inteiro com as mini ixoras e as gardênias as quais costumam florescer durante as estações da primavera e do verão e possuem tambem um maravilhoso perfume. Fiquei muito feliz com o resultado desse projeto e acredito que a cliente tambem : )

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação NPK 10 - 10 - 10 para as folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.








Detalhe da trepadeira ipoméia na caixa de correio


Esse projeto abaixo foi realizado em um condomínio em Alphavile e a cliente me fez algumas observações, que mantivéssemos as duas palmeiras washingtonias que se encontram na frente da casa e os podocarpos que se encontram na lateral da garagem. Pediu tambem que eu colocasse buxo bola em algum lugar de destaque do jardim . No resto ela me deixou a vontade para criar o que eu achasse que combinasse mais com o estilo da casa e com o estilo de vida dela. Foram escolhidas espécies que não precisassem de tanta manutenção,fossem bem resistentes e que tivessem flores. 

Resolvi então colocar mais duas palmeiras washingtonias porem bem menores que as existentes e as intercalei com buxo bola. Entre as duas palmeiras washingtonias grandes coloquei agapantos que florescem durante as estações da primavera e do verão.  Entre as pisadas coloquei amendoim rasteiro para que não conseguissemos enxergar o final das placas dessa maneira as pisadas ficariam com mais leveza. 

Entre o piso da garagem e a entrada social coloquei viburnos que se não forem podados costumam florescer durante as estações do outono e do inverno. Na passagem para a área de serviço optei por colocar podocarpos pois dessa forma as laterais ficariam com a mesma espécie, ou seja lateral garagem e lateral área de serviço.

Sol na maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 -10 e NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.





  


Nesse jardim abaixo a única coisa que a cliente me pediu foi que deixasse os podocarpos que já existiam no canteiro de resto ela me deixou totalmente a vontade para projetar da maneira que eu achasse melhor.

Optei por colocarmos espécies como a camélia e o lírio da paz para que o canteiro ficasse sempre com flor e com um aspecto de arrumado e limpo.Pois esse canteiro fica bem na entrada da casa e por ele não ser muito grande precisei tomar muito cuidado para não poluir com muitas espécies e tambem para não colocar espécies que precisassem de muito sol. apesar dele pegar um pouquinho de sol durante uma parte do dia. 

Coloquei entre o piso e o canteiro um desenho com pedriscos na cor palha dessa maneira consegui dar destaque para o canteiro. 

Sol durante meio período do dia.

Adubação NPK 10 - 10 - 10 e NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.









5 - Jardins em laterais de casas



Quais opções de plantas que devemos usar e que se adaptarão ao espaço pois precisamos nos preocupar que as laterais são sempre estreitas e devido a isso precisamos escolher espécies que não caiam e tambem não ocupem muito espaço.

Abaixo irei colocar algumas fotos de paisagismo que realizei. Espero que gostem !!!!

Nessa foto abaixo podemos observar que foram usadas espécies mais tropicais pois foi um pedido que a cliente me fez. Ela queria um jardim mais tropical por isso optei por usar a ravenalla que é essa espécie mais alta que possui folhas largas. 

Logo após ela podemos observar diversas mudas de iris e na parte superior a elas coloquei as placas de fibra de côco  para dar um charme no canteiro já que este canteiro seria observado na maior parte do tempo pois ele esta bem ao lado da sala de visita. A grama escolhida foi a grama são carlos por ela aguentar mais a períodos de sombra.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação - NPK 04 - 14 - 08 e NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.



Nesse canteiro abaixo optei por usar diversas mudas de gardênia que costumam florescer na primavera e no verão. Na parte superior a gardênia usei diversos vazinhos de cerâmica com hortaliças.                     

Sol durante a maior parte do dia pois as gardênias precisam de sol para poderem florescer melhor.

Adubação NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.
                     



Nesse canteiro abaixo optei por usar as gardênias que florescem durante a primavera e o verão e acima delas coloquei diversas placas de fibra de côco com chifre de veado e columéias.

Sol durante metade do dia devido as placas de fibra de côco.

Adubação NPK 04 -14 - 08 para as gardênias e as columéias e NPK 10 -10 - 10 para o chifre de veado. Regar após a adubação.



Nesse jardim abaixo coloquei sob a trepadeira unha de gato diversas mudas de formium verde. A trepadeira unha de gato foi mantida devido a um pedido da cliente. No lado contrário foi colocada algumas mudas de iris. Entre uma placa e outra de deck colocamos grama preta mini.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.



Nessa parte do jardim abaixo colocamos podocarpos com uma jabuticabeira e embaixo dela colocamos maria sem vergonha branca. Foram colocadas algumas placas de deck entre pedriscos na cor palha.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.



Nessa foto abaixo mantivemos a proposta do deck de madeira entre os pedriscos e colocamos algumas jardineiras com mudas de formiuns as quais foram usadas tambem do outro lado da casa. 

Dessa forma o jardim teve uma idéia de continuidade. Colocamos após as jardineiras um bambu mossô com dois buxos ao redor.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.




Nesse jardim abaixo a cliente possuia uma lateral muito extensa e queria que eu fizesse um jardim que tivesse sempre uma aparência de arrumado e limpo. 

Foi a partir daí que comecei a escolher as espécies. Optei por usar murtas e podocarpos por serem plantas que aceitam poda. Intercalei com diversos bambus mossô os quais foram podados para que não tomassem a lateral com as suas folhagens. 

Abaixo deles coloquei mudas de moréias as quais costumam florescer durante quase todo o ano.

No centro coloquei placas de piso entre os pedriscos, pois a cliente tem um cachorro labrador e se colocassemos grama não sobraria nada pois essa raça gosta de fazer buracos.Dessa forma o jardim sempre esta arrumado.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 folhagens verdes e NPK 04 - 14 - 08 flores. Regar após a adubação.




Nessa jardim abaixo o cliente queria um paisagismo que tivesse poucas espécies, pois já existia na parte de cima a placa de xaxim que se estende por todo o corredor do canteiro. Iniciei colocando a kaizuka de um lado e a camélia do outro. 

No meio optei por colocar a azaléia para que as pessoas que passassem por lá tivessem uma visão agradável da parte de fora. A única observação é que o cliente ficará com esse pedaço do jardim florido somente nas estações do outono e do inverno, pois tanto a azaléia com a camélia florescem nessas estações.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 04 - 14 - 08 para as flores. Regar após a adubação.





Esse jardim abaixo é a continuação do jardim que esta na foto acima.  Nessa parte do canteiro optei por colocar as murtas pois elas cobririam uma boa parte do muro, na parte da frente do canteiro fazendo todo o acabamento dele coloquei azaléia anã que floresce quase o ano inteiro. 

Dessa forma o cliente ficou com o jardim lateral da casa dele com flores durante o ano todo. 

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as murtas e NPK 04 - 14 - 08 para as azaléias anãs.





Vista de todo o canteiro




No jardim abaixo a cliente queria uma planta que fechasse uma boa parte do muro por isso optei pelas murtas na maior parte da extensão e nas pontas coloquei 02 camélias vermelhas. 

Na parte de baixo do canteiro coloquei mini grama preta para sempre ficar arrumado. Já na passagem colquei pedriscos palha entre uma placa de piso e outra. 

Após alguns meses que o jardim foi finalizado a cliente comprou um labrador e demos graças a deus que colocamos os pedriscos na passagem porque dessa forma o cachorro mantem o jardim arrumado.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 nas murtas e NPK 04 -14 - 08 nas camélias. Regar após a adubação.







6 - Jardins em entradas de casas



O que devemos usar para ficar com um visual leve e harmônico.
Abaixo colocarei algumas fotos de jardins que realizei. Espero que gostem !!!!

Na foto abaixo a cliente me pediu que eu colocasse plantas altas para disfarçar o muro. A partir daí que iniciei o meu projeto. Coloquei diversas mudas de murtas para fazer um pano de fundo rente ao muro. Na sua frente coloquei duas kaizukas e no centro do canteiro um buxo bola grande, sob todas as plantas foi colocado o amendoim rasteiro que foi usado como forração. 

Para dar acabamento coloquei diversas mudas de buxinho cerca viva fazendo a frente de todo o canteiro. Dessa forma o canteiro esta sempre arrumado. A única observação é que esse jardim requer um pouco de cuidado pois as murtas, o buxo bola e o buxinho cerca viva precisam de poda para manter esse visual.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação NPK 10 -10 - 10. Regar após a adubação.




Na foto abaixo a cliente só me pediu que eu deixasse a jabuticabeira por ser uma planta de um grande valor sentimental para ela. A partir daí que comecei a criar o jardim.

Ao redor da grade coloquei diversas mudas de gardênias as quais florescem durante as estações da primavera e do verão. Sob as gardênias coloquei mini grama preta para poder esconder a terra e ajudar a manter o canteiro um pouco mais úmido.

No centro a famosa jabuticabeira e ao redor dela coloquei algumas mudas de agapantos que florescem durante as estações da primavera e do verão. A única observação é que se tiver o objetivo de ver muitas flores na gardênia, será necessário diminuir a poda, principalmente quando esta perto da estação da primavera pois a poda prejudica o desenvolvimento das flores.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação NPK 04 - 14 - 08 e Farinha de osso. Regar após a adubação.




Nesse jardim da foto abaixo foram feitas algumas observações pela cliente. Ela gostaria de manter a fonte existente o que eu achei ótimo pois a fonte da um charme a mais no jardim. E ela tambem me pediu que mantivessemos a jabuticabeira ao centro.

A partir dessas observações foi que iniciei o projeto. No muro lateral a fonte, resolvi colocar diversas mudas de murtas com agapantos na parte inferior os quais florescem nas estações da primavera e do verão. E no muro que estava a fonte coloquei algumas mudas de gardênias com lirios amarelos na parte inferior. 

Para finalizar o canteiro coloquei uma muda de camélia vermelha de cada lado da porta social, pois o canteiro é interrompido pela porta social. As camélias florescem durante as estações do outono e do inverno. 

Na parte central do jardim sob a jabuticabeira foram colocadas algumas mudas de begônia. A única observação em relação as begônias é que elas não duram muito e devem ser trocadas a cada 04 meses. 

Na parte superior de todas as plantas coloquei a trepadeira falsa vinha que após alguns anos irá cobrir todo o muro. Dessa maneira como o jardim foi projetado ele sempre estará florido em todas as estações do ano.

Sol durante a maior parte do dia para as gardênias, agapantos, lirios amarelos e para as begônias.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as murtas e NPK 04 -14 - 08 para as espécies com flores. Regar após a adubação.




Essa foto abaixo é a continuação do jardim que coloquei acima. Em primeiro plano podemos observar a camélia vermelha e após ela as mudas de murtas. 

Na parte da frente da camélia e das murtas, foram colocadas algumas mudas de lirio amarelo para manter a mesma linguagem do jardim que se encontra do outro lado do portão social. A cliente me pediu que mantivessemos o jasmim manga e tambem que tivesse uma horta com algumas verduras para que a sua família tivesse uma alimentação mais saudável longe dos agrotóxicos. 

O jasmim manga floresce durante as estações do inverno e da primavera. A única observação é que as verduras precisam ser consumidas para que elas não estraguem no canteiro e também precisam sempre ser completadas para não dar a impressão de abandono.

A manutenção precisa ser realizada de 15 em 15 dias para verificar os nutrientes do solo e se possui alguma praga nas folhagens ou no solo.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 e humus de minhoca para a horta. Regar após a adubação.








7 - Piscinas



Quais espécies devem ser escolhidas:

Irei colocar algumas fotos de projetos que realizei. Qualquer dúvida que tenham envie um e-mail para lucianagiulianipaisagismo@gmail.com. Espero que gostem !


Na foto abaixo escolhi por colocar espécies mais resistentes e que não tivessem folhagens que caissem pois o canteiro é bem estreito e colado na piscina. A cliente não queria que a piscina ficasse suja com as folhinhas que caissem das plantas. A partir daí comecei o meu projeto. 

Escolhi colocar diversas mudas de murtas para esconder o máximo possível do muro e sob elas coloquei algumas mudas de moréias. Na frente delas coloquei como acabento o buxinho cerca viva que precisa ser podado aproximadamente de dois em dois meses.

Sol durante a maior parte do tempo.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10  para as murtas e o buxinho cerca viva e NPK 04 - 14 - 08 para as moréias. Regar após a adubação.






Nessa foto abaixo o cliente me pediu que usasse a mesma espécie em toda a lateral da piscina. 

Optei por colocar a ixora que é uma espécie que costuma florescer quase o ano inteiro com maior intensidade durante as estações da primavera e do verão. Coloquei na frente das ixoras para fazer acabamento o pingo de ouro que precisa sempre ser podado para manter esse visual. 

A única observação em relação as ixoras é que se não forem bem cuidadas elas costumam dar uma praga que deixa a folhagem com umas manchas. Para eliminar a praga recomendo aplicar óleo de neem.

Sol durante a maior parte do dia para que as ixoras floresçam com maior intensidade.

Adubação NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.





No jardim abaixo a cliente só me fez uma observação queria ter uma trepadeira em todo o muro. 

A partir daí comecei o meu projeto colocando espécies altas ao redor dos muros como a murta e na sua frente coloquei algumas mudas de moréia com casca de arvore. 

Nesse jardim eu não coloquei nenhuma planta para fazer o acabamento porque a cliente sempre coloca a tela de proteção pois ela tem filhos pequenos.

Na parte superior do muro coloquei a trepadeira falsa vinha conforme ela havia me pedido.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as murtas e NPK 04 - 14 -08 para as moréias. Regar após a adubação.








Nesse jardim abaixo a cliente me pediu que gostaria de ter uma muda de jasmim estrela pois ela gosta muito do seu perfume e das suas flores e me falou que ela não se incomodaria se caissem folhas na piscina pois a piscina fica coberta durante a maior parte do tempo por ser aquecida. 

Logo quando entramos no jardim resolvi colocar algumas mudas de podocarpos e após ele, coloquei o jasmim estrela como destaque no jardim a sua floração ocorre durante as estações da primavera e do verão. Coloquei mudas de murtas as quais são sempre mantidas podadas embaixo do jasmim para que não atrapalhasse o seu crescimento. 

Na treliça coloquei outra espécie de jasmim, o jasmim dos açores que tambem possui um perfume bem agradável e florescem durante quase o ano inteiro com maior intensidade durante as estações do verão e do outono.

Entre um placa de piso e outra optei por colocar a grama preta mini para diminuir a sensação de aridez que existia no jardim.

Sol durante a maior parte do tempo para o jasmim florescer melhor.

Adubação com NPK 10 - 10 -10 para os podocarpos e as murtas e NPK 04 - 14 - 08 para os jasmins estrela e dos açores. Regar após a adubação.







8 - Jardim Vertical


Algumas opções de plantas que podem ser colocadas em paredes. O conjunto de plantas e estrutura são conhecidos como jardim vertical ou quadro vivo. 

Todas as imagens foram tiradas do google imagem. Espero que gostem !!!!

Existem algumas empresas em São Paulo especializadas em realizar o jardim vertical:

01 - Quadro Vivo - realiza todo o serviço

02 - Green wall fabrica somente os blocos de cerâmica e não executa o serviço de colocação dos blocos e tambem não realiza o serviço de plantação.

03 - Alguns paisagistas tambem realizam esse serviço.


Opções de espécies para o plantio:


01 - Samambaia - Precisa de sol e não resite ao vento. Adubação com NPK 10 - 10 - 10 ou adubo foliar. Regar após a adubação.

02 - Moréia - Precisa de sol e é resistente ao vento. Adubação com NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.

03 - Lirio da paz - Precisa de meia sombra. Adubação com NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.

04 - Columéia - Precisa de meia sombra ou sombra. Adubação com NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.

05 - Peixinho - Precisa de meia sombra ou sombra. Adubação com NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.

06 - Ripsális - Precisa de meia sombra ou sombra. Adubação foliar. Regar após a adubação.

07 - Chifre de veado - Precisa de meia sombra ou sombra. Adubação foliar. Regar após a adubação.

08 - Orquideas - Precisa de meia sombra. Adubação com adubo específico para orquídeas. Regar após a adubação.

09 - Peperônia - Precisa de meia sombra ou sombra. Adubação com NPK 04 - 14 - 08. Regar após a adubação.

10 - Singônio - Precisa de sol ou meia sombra. Adubação com NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.

11 - Avenca - Precisa de meia sombra ou sombra. Adubação foliar. Regar após a adubação.

12 - Bromélia - Precisa de meia sombra ou sombra dependendo da espécie. Adubação específica para bromélia. Regar após a adubação.

13 - Hera - Precisa de meia sombra ou sombra. Adubação com NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.

Imagem das espécies:



Samambaia


Moréia


Lirio da paz


Columéia


Peixinho

  
Ripsális 


Orquidea Chuva de ouro


Singônio



Bromélia


Hera


Fonte: Google imagem:










































9 - Jardins ao redor do mundo


Praças


Opções de paisagismo em praças que cliquei na minha viagem a França. Praças muito agradáveis de se estar para bater um papo ou até mesmo relaxar. Espero que gostem !!!!


Essa praça que esta na foto abaixo fica na cidade de Lyon na França, achei ela muito agradável e por isso quiz postar. Espero que gostem !!!!

Esse paisagismo é um tipico jardim francês com arbustos podados e buxos bola. Os buxos estão plantadas em diversos vasos de plástico, muito prático e fácil de se manter.Os arbustos e as arvores foram plantadas alinhadamente como se fazem nos jardim de estilo francês.






Foto de outro ângulo.




Foto de outro ângulo




Detalhe das árvores totalmente floridas




Abaixo vista de outra praça em Lyon.




Vista de outro ângulo da praça.




Essa foto abaixo foi tirada em Paris. No parque de Champs Elysee





Foto tirada de outro ângulo do parque Ficus bola muito bem podados com arbusto cerca viva na parte de baixo.




Foto tirada de outro ângulo do parque.



Essa foto abaixo foi tirada em um parque que fica próximo ao bairro de Saint Germain em Paris. As pessoas costumam passar algum tempo sentadas nessas cadeiras do parque algumas conversando outras lendo livros ou revistas.




Mercado de flores


Alguns mercados de flores e plantas que visitei na região da França. Espero que gostem !!!!

Na foto abaixo eu estou bem no meio do Marche Aux Fleurs ou seja, Mercado das Flores que acontece na cidade antiga de Nice. Fundada por gregos a cidade de Nice pertencia aos italianos até o ano de 1860.Esse mercado existe a muitos anos e ele acontece durante todos os dias da semana.

As pessoas podem comprar as flores de corte como são vendidas nos mercados ou podem adquirir arranjos belissimos de flores para poder enfeitar a sua casa ou até mesmo presentear alguem querido.






Foto tirada de outro ângulo. 




Esa foto abaixo foi tirada em um mercado em Paris ele fica próximo a Catedral Notre Dame. Vende desde enfeites para a casa como vasos de plantas, super interessante !!!!






Foto tirada de outro ângulo.




Châteauneuf - du - Pape


Paisagismo na cidade de Châteauneuf - du - Pape na França. Espero que gostem !!!!


Essa imagem abaixo foi tirada na porta de um restaurante.




Essa imagem abaixo foi tirada ao lado do antigo palácio do papa.




Mais uma imagem tirada da vista com a sua vegetação.




Essa imagem abaixo foi tirada das plantações de parreiras as quais são cobertas por pedras. As pedras tem como finalidade conservar a temperatura do solo.







As fotos que estão abaixo foram tiradas de dentro da vinícola Domaine du Vieux Télégraphe.






































Avignon



Algumas fotos do paisagismo em Avignon na França. Imagens de diversos lugares. Espero que gostem !!!!


A imagem abaixo foi tirada de um castelo em Avignon.





A imagem abaixo foi tirada em um parque que fica ao lado do Palais du Pape. Esse parque é super interessante, poia conseguiu ter no mesmo ambiente uma arquitetura moderna com a construção do restaurante porem totalmente ladeada por arvores muito antigas.




Essa imagem abaixo foi tirada na Hostellerie Les Frenes eu estava sentada tomando um delicioso café da manhã e acabei não resistindo essa imagem e resolvi clicar.




Essa imagem abaixo foi tirada na Hostellerie Les Frenes do seu lindo paisagismo durante a estação do inverno - primavera.




Mais uma imagem da Hostellerie Les Frenes.Essa foto foi tirada do jardim que fica localizado na parte de tras da construção.




Mais uma imagem. pode-se observar a construção ao fundo com as arvores e arbustos a sua frente.





Aix en Provence


Paisagismo que encontramos em Aix en Provence na França. Coloquei abaixo algumas imagens do hotel Le Pigonnet. 

Esse paisagismo é um típico jardim francês pois possui arbustos muito bem podados dando a impressão de cerca viva e outros arbustos e forma de pirâmide tambem muito bem podados. Espero que gostem !!!!




















Salon de Provence


Paisagismo que encontramos na região de Salon de Provence na França. As fotos foi tiradas do hotel Abbaye de Sainte Croix. 

Esse paisagismo é mais campestre, com espécies plantadas com uma mior distância e sem formas podadas. Espero que gostem !!!!













Lorgues na Provence

 

Paisagismo que encontramos na região de Lorgues na Provence. Colocarei algumas imagens de jardins que achei bem interessantes. 

Nesse paisagismo podemos observar que não existem canteiros podados como no paisagismo francês, as espécies são plantadas com uma maior distância. 

Pode se observar diversos ciprestes italianos plantados em uma sequência. Esse jardim se parece mais com um jardim italiano. Espero que gostem !!!!

Abaixo temos a vista do quarto do Chateau de Berne que fica em Lorgues na Região da Provence. O paisagismo é simplesmente Incrível !!!!!














                                      Vista de alguns ciprestes italianos.




                                      Vista de algumas parreiras.




                                       Vista de algumas oliveiras.





                                      Vista do caminho para Salon de Provence.




                                     Vista do caminho para Salon de Provence


10 - Jardim para crianças

As crianças são bem curiosas e é nessa fase que precisam aprender a respeitar e entender o bem que a natureza faz para as pessoas. Pois somente dessa maneira teremos um mundo melhor sem tanta degradação das florestas e das matas. A preservação do verde para uma criança se incia com o incentivo dos pais. Por isso vamos incentivar os nosso filhos a cuidar e respeitar as nossas plantinhas desde cedo !!!!!

Dicas de como incentivar as crianças com a jardinagem:

01 - Leve as crianças junto para comprar os materiais necessários para a jardinagem é bem importante, pois, faz com que ela participe de cada etapa da jardinagem.


02 - Faça no jardim um canto somente para a criança e que ela saiba que aquele espaço será somente dela. Dessa forma você coloca a responsabilidade de cuidar da planta e ela saberá que terá que cuidar, caso contrário a plantinha irá morrer.

03 - Leia livros sobre jardinagem com os pequenos: além de aprenderem sobre o crescimento das plantas, flores e frutas, eles ficarão mais empolgados para mexer no jardim.


04 - Coloque brinquedos ao ar livre perto do jardim para que a crainça esteja em contato com o verde ao mesmo tempo que esta ao ar livre. Porque para as pessoas que moram nas cidades grandes com São Paulo a cada dia fica mais difícil esse contato com a natureza. Os filhos fazem cada dia mais tarefas extracurriculares e acabam ficando estressados e só nos damos conta do estrago quando já se passou muito tempo.

05 - Ligar uma mangueira para regar as plantas e depois se lavar no jardim também é uma idéia

Cuidados especiais com as crianças para garantir a segurança na jardinagem:

01 - Em primeiro lugar as crianças precisam estar vestidas de acordo, ou seja com calças compridas, sapatos fechados e camiseta de manga longa. Além de precisarem estar com protetor solar, chapéus e até óculos escuros, este quando estiver muito sol. As roupas precisam ser as mais confortáveis possíveis, para que ela possa manusear as ferramentas e as plantas com liberdade.

02 - Comprar luvas e materiais específicos para as crianças para que sirvam nelas e também para que elas tenham responsabilidade sobre as ferramentas, ou seja, cuidem delas.

03 - Evitar usar as plantas que são tóxicas. Por isso, recomendo que antes de começar qualquer tarefa no seu jardim pesquise na internet ou em livros sobre as espécies desejadas. 

04 - Verificar se a criança tem alguma alergia, ela costuma aparecer na forma de erupções  na pele, vômitos entre outras mudanças de comportamento.

05 - Selecionar bem as ferramentas e usar somente ferramentas específicas para crianças. Jamais deixar uma criança usar as suas ferramentas e muito menos ferramentas afiadas. Pois pode causar problemas.

06 - Ensinar a criança a usar cada ferramenta de forma adequada tanto para prevení-la de um acidente quanto para não danificar a plantinha.

07 - Não deixar a criança sozinha fazendo a tarefa de jardinagem, pois, ela pode esquecer as recomendações e acabar se machucando.

08 - Tomar cuidado com os fertilizantes e os pesticidas - Crianças devem manusear somente materiais orgânicos, mas sempre junto com um adulto e com luvas e roupas adequadas.

09 - Verificar sempre se não existe insetos perigosos que possam machucar a criança. Costuma aparecer em algumas plantas a lagarta bola de fogo. Ela costuma aparecer nas moréias principalmente no verão.

10 - Tenha sempre um estojo de primeiros socorros à mão. Verifique periodicamente para se certificar de que está abastecido. Tenha sempre com você um desinfetante de mãos. Isso pode desinfetar um corte, se necessário.

11 - As crianças devem sempre lavar as mãos e trocar de roupa sempre que terminarem a jardinagem. Pois, pode ficar resquício de alguma toxina vinda do jardim.

                                                            

Perguntas e dúvidas frequentes:

Planta sente dor ? 

De acordo com  o livro "A vida secreta das plantas" escrito por Peter Tompkins e Christopher Bird as plantas possuem sentimentos sim. Às vezes chegam a sentir as mesmas sensações que os seus donos. 

Vale a pena ler !!!!

Energia ? Será que existe ? 

Às vezes recebemos alguém em casa com uma energia carregada e logo percebemos que a nossa plantinha murchou. 

Elas atraem as energias pesadas, por isso, é sempre interessante ter pelo menos uma plantinha na sua casa. Assim ela embeleza o ambiente ao mesmo tempo que absorve essas energias pesadas.


Opções de brinquedos para serem colocados na varanda:

Boa idéia de colocar uma barraca na varanda, dessa forma, a criança se acostuma desde cedo a ficar perto das plantas !!!! Foto obtida no site da revista Casa & Jardim.






Nessa varanda foi colocada uma mesinha para a criança brincar. Imagem google imagens





Opções de brinquedos para serem colocados no jardim:

Na foto abaixo um brinquedo feito de madeira. Imagem google imagens


Horta ? Montar e como manter ?


Montar uma horta é uma idéia bem criativa, pois, a criança passa a entender as necessidades reais da planta, ou seja, como deve ser adubada e regada. E tambem aprenda a ter paciência, pois, não será de um dia para o outro que a hortaliça irá crescer e ficar pronta para a refeição. 

Em São Paulo existe um lugar bem interessante que costuma dar cursos para as crianças sobre as ervas e as hortaliças.

Vale a pena conferir o lugar que se chama Sabor de Fazenda. Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395. Vila Maria - São Paulo. Tel - 2631-4915 





Meio ambiente e reciclagem

Reduzir, Reutilizar e Reciclar, para poluir menos e poupar o meio ambiente. 
Reduzir significa economizar de todas as maneiras possíveis, como por exemplo, comprar objetos com materiais que possam ser reciclados e que durem mais tempo, comprar o essencial para suprir suas necessidades.
Reutilizar significa usar várias vezes o mesmo material como os vidros que contém alimentos e plásticos utilizados para congelar.
Reciclar significa o mesmo que transformar um material para ser utilizado com outra finalidade, diferente da original.

Reciclagem, brinquedos e aprendizado
Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só no Brasil são 228.413 toneladas por dia de lixo.

Porém, muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para fazer brinquedos.


Diversos materiais podem ser reciclados como as garrafas de plástico que podem virar um jogo de boliche, meias furadas que podem virar bonecos e por aí vai é só usar a imaginação !!!!!
Para imprimir várias dicas de como fazer o brinquedo reciclado acesse o site abaixo. Vale a pena !!!!
http://www.smartkids.com.br/passatempos/brinquedos-reciclados.html


Uma boa opção é reciclar um brinquedo e colocar uma plantinha nele. Dessa forma você ajuda o planeta ao mesmo tempo que decora. Foto obtida no site recicla e decora.


                                     

Na foto abaixo uma horta para criança feita de garrafa pet. Imagem do google imagens.




Esculturas com plantas

Sue e Pete criam em grande escala esculturas de pessoas feitas com musgos, pedras e plantas.


As duas melhores criações são Mud Maid e The Giant's Head ambas se encontram no Lost Gardens of Heligan in Cornwall, UK. 


The Lost Gardens of Heligan é o lugar perfeito para abrigar estas esculturas, já que o romantismo místico reina no estilo da floresta vitoriana. 

O interessante é que com o passar do tempo as esculturas vão crescendo conforme a vegetação incorporadas a escultura.

Abaixo algumas imagens:

MudMaid



GiantsHead

Vale a pena conferir outras matérias no google.

http://www.environmentalgraffiti.com/art/news-weirdly-wonderful-19-marvelous-mud-grass-sculptures

"Jardim Secreto"


A arquiteta iraquiana Zaha Hadid e a designer de interiores italiana Paola Navone projetaram um jardim com cara de cenário de conto de fadas, "O jardim Secreto"

A iniciativa partiu das empresas Barovier & Tosco e Citco e aconteceu durante a semana de Design de Milão.

A instalação era um jardim interativo repleto de tinha ninhos feitos com ramos de avelã, lâmpadas azuis, decoração ornamental e muito mais.





11 - Animais no nosso jardim

O verde de bem com o nosso animal doméstico !!!!

Casinhas para animais domésticos 

Não podemos nos esquecer dos nossos animaizinhos de estimação. Achei essa idéia incrível ao mesmo tempo que temos uma casinha para aquecer os pets tambem temos as plantinhas que são um charme e mantem a temperatura para que no verão a casinha não fique muito quente. 

Abaixo um telhado verde, ele tem o objetivo de não deixar aquecer muito a área interna da casinha pois absorve o calor. Bem interessante essa idéia !!!





A empresa responsável pelos objetos abaixo é a Pousse Créative. Vale a pena conferir o site deles: http://www.poussecreative.com/boutique/10-boutique







Abaixo uma casinha de passarinho com o telhado verde.




Espécies tóxicas para os animais


Existem algumas espécies que são tóxicas para os animais de estimação. Por isso é muito importante pesquisar a planta antes de adquiri-la.

Animais privados de água costumam beber água de pratos ou das plantas molhadas pela chuva. Ficar atento !!!!

O Azevinho venenosa e pode fazer com que o animal de estimação tenha diarréia severa e vômito, dor abdominal, sonolência e mal-estar.

Espirradeira pode causar conseqüências graves no sistema digestivo e do coração do animal.

A Clivia também causa problemas de estômago e também se você apenas tocá-lo, áreas irritadas em que entra em contato.

Todas as variedades de narciso são tóxicos para os animais. Se só o jogo pode causar irritação e dermatites, e se você comer acabam causando dor de estômago, salivação excessiva, doenças cardíacas e até mesmo a morte.

O lírio é também prejudicial e pode causar problemas intestinais, desconforto, e aumento da pressão arterial.

Também não podemos colocar em nossas casas plantas , como tulipas, ciclâmen, amarílis, caladium, Costela de Adão visco, e filodendro, entre outros.




Vale a pena conferir a tabelde plantas tóxicas no site: www.nannycare.com.pt

Como adaptar o jardim ao cão de guarda

Quanto maior o terreno, melhor e mais sofisticado pode ser o jardim. Lindos gramados bem tratados, canteiros floridos, lagos com plantas aquáticas e semi-aquáticas, caminhos bem delineados, quiosques, vasos com flores diversas, e muito mais.

Contudo, são cada vez mais necessários os cuidados com a segurança colocando portões automáticos e circuito interno e externo de televisão. Todos estes equipamentos não prejudicam o jardim. Mas o cachorro dependendo da raça pode prejudicar muito o jardim, cavando buracos, comendo as plantas, queimando o gramado através da urina, canteiros pisados, plantas mastigadas, caminhos viciados, sem contar as fezes por todos os lados. Por isso é muito importante planejar o jardim pensando no cachorro.


Boas opções de espécies e materiais para serem usados os quais não pedem muita manutenção:

01 - Piso de pedriscos, seixos e outros materiais que não requerem tanta manutenção

02 - Árvores de porte grande

03 - Arbustos sempre coloca-los nos cantos para que não atraia a atenção do cachorro

04 - Usar jardineiras suspensas

05 - Vasos altos para que ele não tenha acesso a planta


Fonte de pesquisa: Informativo Verde

Alimentação a base de matérias primas naturais

Outra dica bem interessante se você é uma pessoa preocupada com o seu animal doméstico existe uma empresa especializada em fazer suplementos e petiscos naturais.

Vale a pena conferir: Botica Animal