quinta-feira, 7 de junho de 2012

Flores comestíveis !!!!


Às vezes nos enganamos quando achamos que as espécies comestíveis são espécies difíceis de serem encontradas. Existem algumas espécies que estão ao nosso redor.Espero que gostem !!!!


Porém é muito importante verificar a procedência da planta para que não ocorra intoxicação, por isso, recomendo comprar em loja especializada que adquirem as plantas de fornecedores específicos longe de agrotóxicos.


Espécies mais comuns:


01 - Girassol - as sementes estão inclusas entre os alimentos mais saudáveis do mundo, são extremamente nutritivas e fonte de muitas vitaminas, a semente do girassol também é responsável pelo óleo de semente de girassol, utilizado por muitas pessoas na culinária do dia a dia.


02 - Rosas - não são todas as rosas, mas um bom número delas é comestível e muito utilizada em infusões, conservas, chás, saladas e sobremesas.


03 - Amor-perfeito - a pequena flor possui propriedades diuréticas, e é muito requisitado para fazer saladas e sobremesas diversas.


04 - Tulipas - também são utilizadas na culinária para receitas de saladas e conservas.


Abaixo algumas imagens:


Girassol

Rosa

Amor perfeito

Tulipa


Flores utilizadas na medicina:


Muitas flores são utilizadas em terapias alternativas como a aromaterapia ou até mesmo em banhos de ôfuros em spas.


01 - Rosas - são utilizadas para chás tranquilizantes na cultura oriental, a rosa branca é a principal rosa utilizada na medicina, apresenta características depurativas do sangue, é indicada no tratamento de acne e também como um poderoso cicatrizante.


02 - Ipê roxo - a flor é um antibiótico natural, analgésica e anticoagulante, é ainda indicada para tratamento de doenças do sistema respiratório como bronquite, asma e arteriosclerose. A casca do Ipê é considerada uma excelente auxiliar na cura de determinados tipos de câncer.


03 - Flor de laranjeira - é indicada em aromaterapia, também utilizada para chás no tratamento de gripes e resfriados.


04 - Flor de maracujá - é conhecida por suas propriedades calmantes, é muito utilizada na fabricação de calmantes.


05 - Tulipa - é utilizada em terapias de cheiro e cor, além de ser utilizada para banhos relaxantes.


Abaixo algumas imagens:


Rosas

Ipe roxo

Flor de laranjeira

Flor de maracujá

Tulipa




Fonte: Arcorador.com.br