quinta-feira, 7 de junho de 2012

Bosco Verticale !!!!


Um novo conceito de construção com o objetivo de reduzir a poluição e aumentar a área verde da cidade. Achei bem interessante essa matéria. Espero que gostem !!!!


Duas torres residenciais, sustentáveis e inovadoras estão em construção em Milão na Itália.


Uma torre terá 110 metros de altura e a outra terá 76 metros de altura, esse projeto se chama Bosco Verticale e é um projeto único. 


O projeto ainda está em fase de construção e ficará no bairro de Isola.


O que define e diferencia a torre de Milão é que será a primeira floresta vertical do mundo, e cada apartamento terá uma varanda com árvores plantadas. O objetivo das árvores será que na estação do verão elas filtrarão a poeira e irão sombrear as janelas ajudando a diminuir o calor do apartamento. E no inverno como as árvores estarão sem folhas o sol atravessará pelos seus ramos aquecendo o apartamento.


Os dois prédios terão um sistema que otimiza, recupera e produz energia, ao mesmo tempo que filtra a poluição do ar.


O objetivo é estar inserido no contexto das novas construções da cidade ao mesmo tempo que ajudará a reduzir a sensação da falta do verde que vem acontecendo nas grandes cidade através das intensas construções.


As torres estão sendo criadas com o conceito de sustentabilidade. Terão sistemas de energia eólica e fotovoltaica para aumentar o grau de autossuficiência energética e a irrigação das plantas será feita pelo reaproveitamento da água produzida pelo edifício.


Serão plantadas 900 árvores juntamente com outros tipos de vegetação e plantas, que vão ajudar na criação de um microclima e filtrar as partículas contaminadas do ar ajudando na biodiversidade. 


O objetivo de ter várias opções de plantas, é que dessa forma elas produzem umidade, absorvem gás carbônico da poluição, transformando o gás carbônico em oxigênio. Também tem o objetivo de proteger os apartamentos da radiação e da poluição acústica, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o armazenamento de energia", explica Stefano Boeri, arquiteto responsável.


O Bosco Verticale é o primeiro elemento na proposta BioMilano, em que um cinturão verde será criado ao redor da cidade e 60 fazendas abandonadas na periferia serão restauradas para uso da comunidade.





Vale a pena ler mais reportagens a respeito desse tema no google.