sexta-feira, 15 de junho de 2012

Telhado Verde em Chicago !!!!

Em Chicago já foram construídos tetos verdes em mais de seis mil edifícios.  

Em 2000, foi iniciada a construção de um telhado verde na sede da prefeitura como parte do programa "Climate Change Action Plan", que visa diminuir as emissões de carbono da cidade. Só no teto da prefeitura existe mais de 20 mil plantas com mais de 150 variedades. 

A cidade está monitorando a temperatura, a chuva e a velocidade e direção do vento, o que vai ajudar a avaliar como o teto verde tem contribuído para a qualidade de vida na cidade.

Chicago é conhecida pelos telhados verdes utilizados para resfriar seus prédios e a cidade. 


Equipes de avaliação e consultoria da prefeitura ajudaram a criar um mercado para a criação de telhados verdes, que apesar de custos iniciais maiores, aumentam a vida útil dos telhados de edifícios, além de melhorar sua insolação.

O uso de vegetação no teto de edificações é uma excelente opção para a reflexão do calor, promover sombra e ajudar na umidade do ar devido à evapotranspiração das plantas. 


Essa alternativa também reduz o calor que alcança o interior do edifício, reduzindo gastos de energia com aquecimento e resfriamento, absorve a água das chuvas, reduz o nível de ruído urbano e o nível de poluentes, promovendo melhoria na qualidade do ar, além de amenizar a temperatura local.

Para estimular a implantação de telhados verdes pela cidade, foi criado um manual para criação de tetos verdes, com foco na cidade de Chicago. 



Neste manual, há informações sobre ilhas de calor, o problema e formas de redução, apresentação do conceito de telhados verdes, o projeto realizado no prédio da prefeitura, como se planejar um telhado verde e suas características básicas.


Em 1998: Primeiro programa de financiamento de telhados verdes em Chicago.

Em 2001: Instalado um telhado verde sobre toda a sede da prefeitura da cidade.


Em 2003: O telhado verde da prefeitura recebe o prêmio de design inovador da Sociedade Americana de Arquitetos.


Em 2004: Finalização do “Millenium Park”, um telhado verde que se extende por 100.000 m², sobre uma garagem subterrânea.


Resultados


• Em Chicago, a prefeitura percebeu a eficácia dos telhados verdes quando uma equipe de cientistas sobrevoou a cidade em um helicóptero da polícia em 2007. As câmeras térmicas apontaram para um edifício (conectado ao prédio da prefeitura) com telhado normal, preto e mediram mais de 40 graus Celsius, enquanto a prefeitura, com seu telhado verde, atingia somente 21 graus Celsius.



Chicago é a cidade que mais possui telhado verde nos Estados Unidos.






Fonte - http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/121