Sustentabilidade

Assuntos dessa pagina:

1 - Plantas que purificam o ar
2 - Plantas repelentes de mosquitos
3 - Movimento 90
4 - Flores com papeis reciclaveis
5 - Garrafas Pet
6 - Escola com projeto sustentavel
7 - Piso ecologico
8 - Sustentabilidade no Mexico
9 - Produtos de limpeza
10 - Agricultura familiar organica
11 - Ecochefs
12 - Turismo organico
13 - Ervas para proteger a sua roupa
14 - Jardim encima de onibus
15 - Calculadora ecologica
16 - Casa ecologica de garrafas plasticas
17 - Cadeiras e mesas com plantas
18 - Muro vegetal
19 - Espreguicadeira feita com material reciclavel
20 - Egipcio pinta arvore de azul
21 - Reciclagem de sabonetes
22 - Opcoes de sites referente a sustentabilidade



1 - Plantas que purificam o ar

Nos últimos meses temos tido muita poluição nas cidades devido a falta das chuvas.Por isso devemos abusar das espécies de plantas que possuem o poder de absorver substâncias químicas, melhorando o ar dos ambientes e melhorando a saúde das pessoas para que não tenham alergia e asma entre outras doenças mais graves.


Esta até sendo criado no Japão dentro de alguns hospitais um jardim ecológico para melhorar a qualidade do ar dos pacientes e dos funcionários.


Muitas espécies podem ser utilizadas para esse fim, como as dracenas, bromélias, azaléias, cactos, lirio da paz, crisântemo, filodendro, gérbera, babosa e a samambaia. Porém as espécies mais eficazes são as palmeiras arecas e as palmeira rhapis.


O ideal é ter a cada 9,29 metros quadrados uma planta hidropônica ou 02 plantas em vasos de terra


Cactos - tem a função de barrar as ondas eletromagnéticas por isso deve ser colocado próximo aos aparelhos de TV.


Azaléias - absorve o cheiro de amoníaco.


Areca - neutraliza a maior parte dos poluentes.


Bromélia - absorve a fumaça das panelas do fogão.


Dracena - absorve o formaldeído, xileno e o tricloro etileno.


Espada de São Jorge - Usada para liberar oxigênio.


Filodendro - Absorve o formaldeido, benzeno e o monóxido de carbono.




Gérbera - absorve o cheiro do cigarro.


Samambaia - Umidifica o ar e neutraliza o formaldeido.
.
Fonte: Google


2 - Plantas repelentes de mosquitos

Muitas vêzes temos vontade de ficar ao ar livre e não conseguimos devido aos indesejáveis mosquitos, para diminuir o contato com eles, coloquei abaixo algumas espécies que podem nos ajudar a mantê-los um pouco mais distantes de nós. Espero que ajude !!!!


Existem espécies que são repelentes e perfumadas, vale a pena inseri-las no seu ambiente externo seja ele um pequeno, médio ou grande jardim.

Citronella - Essa espécie é muito conhecida por ser repelente de insetos. É  recomendado usar junto com espécies com perfumes de limão.

A citronella não requer muitos cuidados por isso pode ser plantada em extensos canteiros. Mas não se esqueçam de comprar as espécies verdadeiras de citronella como a Cybopogon nardus ou Citronella winterianus.




Catmint - Espécie da família da menta e tem crescimento rápido. É uma espécie de fácil manutenção, porém ela tem facilidade em invadir outros canteiros devido ao seu crescimento rápido. 



Alecrim - O seu perfume costuma repelir os insetos. Ela pode ser usada em regiões de clima quente e frio. Pode ser usada como bordadura ou em vasos. 



Manjericão - O perfume intenso ajuda a espantar os insetos.,porém essa erva precisa de alguns cuidados, como solo bem drenado e sol intenso. Pode ser plantado em vasos ou em canteiros.



Lavanda - Afasta os insetos e outros animais como os coelhos. A sua fragrância pode ser usada em óleos. Na Provence existem diversos campos de lavanda e esta localizada a fábrica da Fragonard e da L'occitane. Precisa de boa drenagem e de sol intenso.



Gerânios perfumados - O mais indicado é o que possui aroma de limão que espanta melhor os insetos. Crescem com muita rapidez, precisam de sol intenso e de cuidados especiais.  




Citronella




Catmint


Alecrim

Manjericão

Lavanda

Gerânios






3 - Movimento 90°










Um movimento chamado de 90° é composto por grupo de arquitetos, paisagistas, engenheiros e até voluntários esta fazendo sucesso em São Paulo. O objetivo deles é espalhar jardins verticais em paredes vazias de prédios da cidade.



Esta sendo criado um sistema em que módulos leves são instalados em fachadas para receber as plantas que formam o jardim vertical. 



O diretor executivo desse lindo projeto é o Guil Blanche, ele começou a estudar a técnica em 2009 e observou que ela poderia ser aplicada na cidade de São Paulo.



A instalação é toda feita por especialistas através de andaimes. As plantas são colocadas em módulos impermeáveis, feitos de materiais reciclados.

Todo o sistema de rega é feita por irrigação automatizada, através de pilhas ou elétrica.

Um prédio residencial na Vila Madalena terá um destes jardins. 
O grupo já instalou alguns destes jardins em fachadas de uma escola e de lojas adjacentes na rua Augusta, região central de São Paulo.



Fonte: Uol 














4 - Flores com papeis recicláveis

David Stark é um designer de flores e começou a 20 anos como pintor e designer de flores em eventos especiais.

O trabalho de David se baseia em ser muito criativo procurando sempre a inovação.

Abaixo um de seus incríveis trabalhos, usando papéis recicláveis para fazer as folhagens e flores desse lindo arranjo.

Que ficou incrível !!!!!




5 - Garrafas Pet

Achei uma reportagem em um blog sobre mais uma utilidade sobre as famosas garrafas pet. Vale a pena conferir. Espero que gostem !!!!


Um pesquisador da Universidade de Kyoto descobriu, recentemente, que as garrafinhas, consumidas aos montes por todo o mundo, podem ser reaproveitadas para fabricar um detector de radiação capaz de evitar acidentes nucleares – inclusive o que aconteceu em Fukushima, no início do ano.

A invenção, batizada de Scintirex, é uma espécie de lâmina, flexível e resistente, produzida com a resina plástica da PET, que emite um brilho fluorescente quando exposta à radiação. A ideia de Nakamura é que a peça seja instalada em lugares estratégicos, para alertar sobre possíveis vazamentos de radiação, que poderiam desencadear acidentes nucleares





A continuação da reportagem você encontra no site: http://gaya1.blogspot.com.br/2011/09/garrafas-pet-sao-usadas-para-evitar.html









6 - Escola com projeto Sustentável


A Escola das Artes de Cingapura foi feita pelo estúdio de arquitetura WOHA. 


O projeto, concluído em 2009, usa a luz e ventilação natural em todas as áreas, apesar de suas profundas dimensões.


A estratégia de design cria duas camadas horizontais visualmente conectadas, um espaço para a comunicação pública abaixo, e outro destinado à segurança. Um anfiteatro foi criado sob as árvores conservadas.


Vale a pena conferir mais sobre essa matéria no google.








7 - Piso ecológico

Estava pesquisando pela internet e achei essa reportagem bem interessante e importante para os dias de hoje. Espero que gostem !!!!

Cada metro quadrado de piso ecológico consome sete pneus que poderiam acabar poluindo as ruas da cidade.Quando transformados em piso ecológico, podem ser utilizados em ambientes públicos ou privados, em calçadas, pistas de corrida e caminhada e em playground.


O piso ecológico é fabricado com 100% de borracha de pneu reciclada e poliuretano.

Outra vantagem do material é o fato de ele ser permeável e permitir 100% da passagem da água para o solo, o que ajuda a prevenir enchentes e faz com que a água chegue até as raízes de plantas e árvores.

Vale a pena conferir toda a matéria no site abaixo: 





8 - Sustentabilidade no Mexico



A empresa VerdMX criou no México 07 jardins verticais com 03 objetivos:

01 - Melhorar a qualidade de vida das áreas públicas.

02 - Reduzir as ilhas de calor que existem em vários bairros do México.

03 - Promover o design verde.

Através de estudos realizados pela empresa estimasse que cada metro quadrado de jardim vertical consiga absorver 130 gramas de poluição. 

Imagine se colocarmos esses jardins verticais como revestimento, em altos edifícios o benefício que nos trará !!!!



Mais informações sobre esse projeto no site da empresa VerdMX





9 - Produtos de limpeza


Hoje em dia já existem diversas empresas no Brasil preocupadas com a Sustentabilidade ou seja com o nosso futuro. o futuro do nosso planeta.

Como arquiteta paisagista acredito que o tema sustentabilidade seja ligado ao paisagismo. E por isso achei que esse tema se encaixava muito bem no meu blog. Devemos tomar certas atitudes e decisões no dia a dia preocupados com o nosso verde. Claro que é muito importante cuidarmos das nossas plantas em nossas casas, porém precisamos também nos preocupar com o verde que esta ao nosso redor e em nosso planeta. Por isso é necessário começarmos a fazer a reciclagem de alguns materiais e usarmos produtos que se tornarão recicláveis e de empresas que se preocupam com o nosso verde.

Algumas empresas que se preocupam com a sustentabilidade passaram a produzir produtos que não agridem o meio ambiente desde a sua produção até a fase final do consumo.

No Brasil existem algumas empresas que fabricam esses produtos.

Vale a pena conferir e usar !!!!


Sites com diversas empresas sustentáveis: 

A - http://greenpedia.greenvana.com/produtos-servicos-e-projetos


B - http://greenpedia.greenvana.com/ONG/instituto-ethos


C - http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/Default.aspx


Algumas empresas de produtos de higiêne e limpeza:


01 -  BioWash - http://www.biowash.com.br/


02 - Bombril - http://www.bombrileco.com.br/produtos.html


Higiêne sem produtos de limpeza:


http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/higiene-produtos-limpeza-541686.shtml








10 - Agricultura Familiar Orgânica


São produtores que se preocupam com a economia do consumo de energia, preservação da biodversidade, maior densidade de área verde ente outros requisitos para se enquadrarem nesse termo. O governo federal vai eleger 30 grupos de produtores mais capacitados para transforma-los em uma tropa de elite do segmento voltados a exportação e ao atendimento de grandes varejistas.

Querem fazer em 2014 a primeira Copa Orgânica e sustentável. A copa não será memorável somente pelos seus gols e também por esse tema. O objetivo é colocar em menus de alguns restarurantes e hotéis das 12 cidades sedes da Copa brasileira um cardápio orgânico e de diferentes biomas.

A empresa Mãe terra que seria uma delas já possui 55 produtos em seu portfólio.

Vale a pena conferir esses sites:

http://www.prefiraorganicos.com.br/agrorganica/oqueeagricultura.aspx

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/artigo_agropecuario/agricultura_organica_e_seguranca_alimentar.html



11 - Ecochefs


É uma reunião de pessoas interessadas na gastronomia porem com outros objetivos.

Atuam em projetos educacionais a favor do conhecimento da culinária brasileira. Dessa forma acabam respeitando a forma como o alimento chega a mesa, ou seja como o fornecedor cuida dos alimentos. Esse grupo dá consultoria técnica aos produtores além de desenvolverem pratos com ingredientes que seriam desprezados na cozinha.

Todos os sábados no Rio de Janeiro eles frequentam a feirinha de orgânicos do Jardim Botânico. Eles vendem produtos de pequenos produtores que tem o mesmo conceito que eles.

Vale a pena acessar o site abaixo:

http://oglobo.globo.com/rio/leblon-jardim-botanico-ganham-feira-de-organicos-2958326








12 - Turismo Orgânico



 Estava pesquisando spas em São Paulo que tivessem a sua própria horta e que as suas ervas fossem usadas nas massagens quando me deparei com outro tema. O Turismo Orgânico. Achei bem interessante. Espero que gostem !!!!


No Brasil existem diversos lugares que podemos encontrar o famoso Turismo Orgânico.

 Para fazer parte é necessário seguir algumas exigências. Para conseguir o certificado IBD ( Instituto de Biodinâmica) que é a principal certificadora de orgânicos no Brasil é necessário ter a preservação do meio ambiente. A contaminação do solo com produtos químicos e agrotóxicos não pode existir entre outras exigências.

Abaixo algumas opções de lugares:


01 - SPA UNIQUE GARDEN (São Paulo) -  Possui uma horta própria que é usada na cozinha do restaurante. http://www.uniquegarden.com.br/

 
02 - ESTÂNCIA DEMÉTRIA (Botucatu) - Foi a 1 ° fazenda Biodinâmica no Brasil. No início cultivavam verduras e ervas medicinais mas com o passar do tempo aumentaram de tamanho e começaram a produção de leite e de seus derivados.
http://www.demetria.com.br/portal/

03 - FAZENDA FAMÍLIA ORGÂNICA - Associação de diversas fazendas. A fazenda Pereiras possui vivência agrícola e manejo de horta orgânica. http://www.familiaorganica.com.br/index_arquivos/Pereiras.htm

04 - LE MANJUE BISTRÔ (São Paulo) - É o primeiro restaurante com o conceito Organic Gourmet Cuisine. Nesse restaurante é possível comer de tudo sem abrir mão de uma alimentação saudável ou seja todos os alimentos passam pelo desenvolvimento natural isentos de agrotóxicos e tambem os produtores dos alimentos servidos possuem a preocupação com o meio ambiente.
http://www.lemanjuebistro.com.br/v3

05 - ESTAÇÃO AGROECOLÓGICA DOMAINE  (Pedra Azul) - Produção de hortaliças, café, laranjas e outros. Agricultura e criação de forma orgânica.
http://www.organicoscomvida.com.br/artigos/93-estacao-agroecologica-domaine.

06 - ORGÂNICOS DA MANTIQUEIRA - http://www.organicosdamantiqueira.com.br/organicos.php

07 - POUSADA BICHO DO MATO (Minas Gerais) - Frutíferas e Hortaliças cultivadas de forma orgânica.
http://www.pousadabichodomato.com.br/

Abaixo coloquei a imagem do Spa chileno Atrapa Árbol em Santiago do chile. Não faz parte do (IBD)





Abaixo coloquei algumas imagens do Spa Bruxinhas do mato que fica em São Francisco Xavier. Não faz parte do (IBD)




Abaixo o Spa Unique Gardens




Abaixo a Estância Demétria



Abaixo a Fazenda Pereiras



Abaixo o restaurante Le Manjue Bistrô



Abaixo a Estação Agroecológica Domaine



Abaixo o Orgânicos da Mantiqueira



Abaixo a Pousada Bicho do Mato. Não possui (IBD)



Diversos blogs de sustentabilidade: http://www.ecoblogs.com.br/







13 - Ervas para proteger as suas roupas


Ao invés de usar naftalina para afugentar as traças das suas roupas. Existem algumas alternativas naturais que tem a mesma eficácia porem não agride o meio ambiente e a sua saúde.

Algumas opções boas são:

1 - Alecrim
2 - Cedro
3 - Cravo
4 - Lavanda



14 - Jardim em cima do ônibus.


 O designer americano Marco Antonio Castro inventou um jeito de aumentar as áreas verdes em Nova York. http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/04/jardim-em-cima-do-onibus/







15 - Calculadora ecológica


Ajuda cada indivíduo a calcular quantas árvores cada um precisaria plantar para ajudar a capturar sua emissão anual de gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O), de acordo com as horas que utiliza nos meios de transporte. Reportagem no site:
Reportagem no site: http://www.projetoamazonia.com.br/page/2/







16 - Casa Ecológica de Garrafas Plásticas


Essa casa fica em Puerto Iguazu na Argentina. Reportagem completa no site:  http://www.projetoamazonia.com.br/page/2/

17 - Cadeiras e mesas com plantas






Designer Irlandesa cria cadeiras e mesas recheadas com plantas. Reportagem completa no site: http://www.projetoamazonia.com.br/2012/01/2425/





18 - Muro vegetal


Situado na estação de metrô Magenta. Possui 3.000 plantas despoluidoras. Reportagem no site: www.conexaoparis.com.br  colocar reportagem Muros e Jardins Verticais - Plantas Despoluidoras






19 - Espreguiçadeira feita de materiais recicláveis


Projetada pelos designers Daniel Pouzet and Fred Frety para a descolada empresa de móveis alemã Dedon a espreguiçadeira Nest Rest possui design orgânico e é totalmente feita de materiais recicláveis e não tóxicos !!!!!
Reportagem completa no site: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/galerias/design-verde/nest-rest-um-ninho-para-chamar-de-seu





20 - Egípcio pinta árvores de azul

A novidade mais recente é sobre uma reportagem de um egípcio o artista Konstantin Dimopoulos resolveu pintar as árvores da noite para o dia as árvores de um parque em Melbourne, na Austrália, apareceram pintadas de azul. 

A “epidemia” se alastrou rapidamente e já atingiu os troncos plantados em grandes cidades da Nova Zelândia, do Canadá e dos Estados Unidos. O escultor egípcio escolheu o tom para alertar a população sobre o desmatamento de quase 129,5 mil km² de florestas que ocorre a cada ano no planeta.

Vale a pena conferir toda a matéria no site abaixo:
http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/artista-pinta-arvores-de-azul-em-projeto/









21 - Reciclagem de sabonetes 



Dois designers coreanos criaram um aparelho que recicla as águas residuais domésticas e produz novas barras de sabonetes a partir dos restos não utilizados.


O equipamento que se chama Re-Q, possui um design futurista em forma de gotas de água. 

São três compartimentos esféricos que processam a água e o sabão para torná-los novamente utilizáveis.






22 - Opcoes de sites referente a sustentabilidade que recomendo acessarem:


01 - Informativo verde - http://www.itograss.com.br/informativoverde/infoverde.htm

02 - Braskem plástico verde - http://www.braskem.com.br/plasticoverde/

03 - Pão de açúcar reciclagem - http://www.grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/reciclagem.htm

04 - http://www.valeverde.org.br/sys/