Jardins Pequenos

As pessoas sempre tem a falsa impressão que bonito é sempre um jardim grande e nunca um pequeno. 


Desacordo totalmente disso, podemos ter um jardim muito aconchegante e agradável independentemente do seu tamanho. 


Para provar isso irei coloquei algumas imagens de projetos que realizei em pequenos espaços. Espero que gostem !!!!


Jardim 01


Nesse jardim abaixo optei por colocar diversas mudas de murtas na parede do fundo e na sua frente foram colocados dois bambus mossôs altos. 


Logo a frente na direção dos decks de madeira coloquei dois vasos de cerâmica pintados na cor preta com buxos bola, foram colocadas também algumas placas de deck de madeira feitos sobre encomenda. 


Intercalei entre elas seixo comum na cor marrom. Sob todos os móveis coloquei a grama esmeralda que foi um pedido do cliente.Nesse jardim a manutenção é realizada mensalmente para que as murtas e buxos estejam sempre podados.


Sol durante uma parte do dia.


Adubação com NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.






Essa foto abaixo é a continuação do jardim acima. Foram colocadas duas ripsális plantadas na fibra de côco fixadas com prego nas placas de deck de madeira. Logo abaixo temos o vaso de cerâmica pintado na cor preta com buxo bola.



Jardim 02

Nesse jardim abaixo foram feitas diversas observações do cliente. Ele queria um jardim japonês o que me deu muita alegria devido ao aprendizado apesar da complexidade que era para mim. 

Foi o primeiro jardim japonês que fiz e tive que fazer algumas pesquisas para entender como se criava e que materiais e plantas precisaria conter nesse jardim.

Iniciei na floreira que exite na parte superior do jardim colocando o jasmim amarelo que é originário da china e possui um volume ao mesmo tempo que tem pequenas flores amarelas, a sua  floração costuma ocorrer durante as estações da primavera e do verão. 

Na parte do jardim iniciei colocando as murtas no pano de fundo para esconder o muro e logo a sua frente coloquei alguns bambus mossôs altos escolhidos a dedo para que a sua curvatura combinasse com o paisagismo. Tambem foram colocadas duas tuias e dois buxos bola. 

Na parte do piso optei por colocar grama preta comum entre as plantas e na parte que não tinham plantas coloquei pedriscos. Foram espalhadas algumas pedras no jardim. Tive a participação do cliente durante a execução.

Sol durante uma parte do dia.

Adubação NPK 10 - 10 - 10. Regar após a adubação.




Jardim 03

Nesse jardim optei por usar as ixoras na metade do muro e no restante usei as murtas para esconder a parte que ficava o relógio de água. 

As ixoras costumam florescer durante as estações da primavera e do verão. Observar se as folhas estão com manchas, caso estejam aplicar óleo de neem. 

Logo a frente das ixoras e das murtas foram colocadas algumas kaizukas, buxos bola e a cica. Para fazer o acabamento optei por usar o pingo de ouro. 

Como detalhe do jardim coloquei dois buxos bola ladeados por begônias. As begônias devem ser trocadas sempre que estiverem com um aspecto feio, mais ou menos a cada quatro mêses. 

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para as murtas, buxos, kaizukas e cicas. NPK 04 - 14 - 08 para as ixoras e as begônias. Regar após a adubação.





Jardim 04

Nesse jardim a cliente me pediu para colocarmos a fonte que ela comprou e manter os bambus môssos. 

Na parte da parede optei por usar diversas mudas de gardênias,para que ela tivesse flores durante um período do ano, já que as gardênias costumam florescer durante as estações da primavera e do verão. 

Para ladear a fonte coloquei dois buxos bola e na frente de todo o canteiro coloquei o buxinho cerca viva para dar acabamento ao canteiro. Na frente do buxinho cerca viva foi colocado pedriscos na cor palha.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação com NPK 10 - 10 - 10 para os bambus, buxos bola e buxinho cerca viva. NPK 04 - 14 - 08 para as gardênias poderem florescer. Regar após a adubação.




Foto do mesmo jardim de cima porém em outro ângulo.



Jardim 05

Nesse jardim eu coloquei uma arvore de grumixama ao fundo sob ela foram colocadas mudas de agapantos e casca de arvore. 
]
Nas laterais foram colocadas de um lado algumas mudas de gardênias e do outro mudas de murtas. O jardim contou com o acabamento do buxinho cerca viva e da fibra de côco para que os pedriscos não invadissem o canteiro. 

Coloquei algumas placas de deck de madeira intercalados com pedriscos na cor palha para que a cliente conseguisse chegar até a grumixama sem sujar os pés.

Sol durante a maior parte do dia.

Adubação NPK 10 - 10 - 10 para as murtas e NPK 04 - 14 - 08 para as gardênias, agapantos e grumixama. Regar após a adubação.




Foto do mesmo jardim acima porém em outro ângulo. Coloquei alguns vasinhos de cerâmica com orquídeas as quais devem ser trocadas de 03 em 03 meses, caso queira ter flor.